sábado, 12 de novembro de 2011

VIIIª Feira Literária na Dr Victor Hugo Ludwig

Ontem, 11, ocorreu a 8ª Feira Literária na Escola Dr Victor Hugo Ludwig, em Canoas, com o Tema “A Leitura Transforma” e o Lema “Só a Leitura é Quem Faz a Diferença”.

A Feira conta com atividades que deverão ocorrer no próximo período relativo ao Dia da Consciência Negra. Ontem durante a manhã e tarde foram expostos e realizados diversos tipos de trabalhos como: releitura, teatro, dança e livros confeccionados pelos alunos. Também ocorreu palestra com Airton Fernandes sobre a lei 10639/03 e um bate-papo com o escritor Etevaldo Silveira.

Também teve sessão de cinema, hora do conto e estava prevista uma roda de capoeira.

O Coordenador Edson Portilho, da 27ª CRE, visitou a Escola e ficou satisfeito com a 8ª Feira e toda a dinâmica que envolveu a Comunidade Escolar num formato interdisciplinar. Questionando os alunos sobre a média geral de leitura entre os estudantes pôde constatar grande interesse dos estudantes pelos livros. Uma das alunas comentou que até agora já concretizou a leitura de 12 livros na Biblioteca da Escola. A Diretora Bernardete da Silveira Sales informou que os pais também realizam suas leituras com os livros da Biblioteca.

Um cartaz com diversas personalidades renomadas, tais como, Obama e Nelson Mandela foi construído pelos alunos também em homenagem ao Coordenador da 27ª CRE, dando relevo para a questão da Consciência Negra.

Os seguintes filmes foram exibidos:

  • Kerikou e os animais selvagens, que é um filme baseado em lendas africanas sobre a história de um menino minúsculo que ajuda sua aldeia com muita esperteza e inteligência.
  • Mãos talentosas, baseado em uma história real. O filme conta a história do menino pobre que se tornou neurocirurgião de fama internacional.
  • Meu nome é radio também baseado em uma história real. Um treinador de futebol americano conhece um jovem "lento", que não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns jogadores da equipe fazem uma brincadeira de péssimo gosto que deixou Jones apavorado.
  • Escritores da liberdade baseado em uma história real que trata da realidade face à adversidade. Em 1994, uma professora pela primeira vez começa a dar aulas para uma classe rotulada pela administração do colégio como adolescentes "em risco" ou problemáticos. A classe era uma mistura de Afro-americanos, latinos, de cambojanos e vietnamitas.

A programação da escola prevê, a partir da data de ontem,11, até 20 de novembro, que deverão ocorrer debates e reflexões sobre os temas presentes no nosso cotidiano como: a diferença, o preconceito, estudos sobre as classes menos favorecidas, a importância da família, o bullyng, a resistência das pessoas em aceitar o desconhecido.

A idéia que professores e a comunidade escolar têm é que será preciso vencer obstáculos, por isso entendem que somente a leitura faz a diferença no ser humano e através dela surge à transformação, conforme publicado no blogue da escola em http://escolavictorhugoludwig.blogspot.com . Visite mais fotos em http://www.facebook.com/edsonportilho .