terça-feira, 12 de abril de 2011

Grande Aula no Bento

No horário entre o turno da tarde e o noturno, a Diretora da Escola Bento Gonçalves, Bairro Mathias Velho, Canoas, ofereceu um café colonial ao Coordenador Edson Portilho, da 27 CRE, ao passo que encaminhou alguns pedidos e projetos da escola para o próximo período.
            
         O objetivo do Coordenador Edson Portilho na escola foi ministrar uma grande aula aos alunos dos terceiros anos com temáticas sobre o ENEM e o PROUNI. Com as turmas de formandos da escola Bento pela parte da manhã, a Grande Aula já havia sido realizada, tendo sido alcançados os objetivos esperados. Segundo a diretora Leany Maria de Conti, que há 18 anos está na liderança da escola, os alunos ficaram mais empolgados com a idéia do ENEM e do PROUNI. Ficaram mais entusiasmados em participar na escola, estão mais ativos na Escola Aberta e mais envolvidos com os projetos da escola como um todo, salientando que isso está ocorrendo pela influência da fala do Coordenador Edson Portilho. A expectativa agora é com a aula inaugural de hoje, 11/04/2011, 19 h, conforme a Diretora Leany.
 
Quando “bateu” para o início dos trabalhos, o Coordenador encaminhou-se para o auditório que estava repleto de alunos das três turmas do turno da noite e logo na chamada o que chamou atenção do Professor foi com a faixa etária variada entre as turmas, destacando-se um aluno de 15 anos e outro de 30 anos que receberam elogios do Coordenador e uma salva de palmas dos seus colegas, um pela genialidade de ter chegado à formatura no ensino médio tão cedo e o outro por sua persistência em alcançar uma formação com perspectivas a um curso superior, para mais além do Ensino Médio.
Colocou ainda sobre, a importância do ENEM para os setores menos favorecidos, orientando aos alunos que é preciso ter força de vontade, e citou uma a uma das situações que indicam aptidões, dizendo que nós não somos garrafas pet, isto é, todas iguais, cada um tem as suas qualidades.
Salientou para os alunos que devemos ser felizes e ser feliz é compartilhar alegrias, exemplificando que a formatura é uma destas alegrias, aonde as famílias pobres vêm conseguindo colocar seus filhos na Universidade. Enfatizou que é através do ENEM e com a política acertada do Governo Lula, agora Dilma, que esta possibilidade de ter um membro no curso superior, já é uma realidade, para a felicidade dos pais, o orgulho dos avôs que não tiveram esta mesma oportunidade de evoluir para um curso superior.

Citou vários exemplos de tragédias no mundo, desde problemas corriqueiros do dia a dia ao desequilíbrio ambiental, catástrofes, terremotos e tsunamis, vendáveis e enxurradas, enquanto parte de um tratamento equivocado com a natureza. A educação tem um papel fundamental para a conscientização do cuidado que devemos ter com o meio ambiente, com o nosso cotidiano, enfim, com a vida.
Orientou para que a juventude não venha envolver-se em “matar aula” para ficar pelas esquinas, pois os pais acham que o filho esta na escola e o filho às vezes esta na rua, e na rua fica vulnerável para muitas coisas ruins, como é o caso daqueles que vêm com uma conversa, um “tchaktchak”, dizendo para experimentar um cigarrinho... depois um fuminho...depois um pó... uma pedra...até a morte da criatura! (Sic) Mas, foi incisivo em dizer, que os jovens querem mesmo é estudar, e prova disso, é a escola Bento com mais de 2000 alunos e toda uma diversidade etnocultural  com diversificadas expressões de crença e religiosidade.



Grande aula na Escola Bento
Coordenador Edson Luiz Portilho 
27ª Coordenadoria Regional de Educação



Ao explicar sobre o PROUNI, foi taxativo em defender as cotas nas Universidades Públicas para os alunos brancos, negros, indígenas e pobres (no sentido socioeconômico), das escolas públicas. Disse  que há um tempo a Universidade Publica servia apenas aos filhos dos ricos, que pagavam a vida inteira professores, cursinhos e escolas particulares,  mas agora, nós estamos invertendo esta lógica de antes, hoje estamos oferecendo o acesso àqueles setores historicamente excluídos através dos mecanismos sempre aperfeiçoados do ENEM e PROUNI, como também das cotas enquanto políticas compensatórias.

Ao final todos os presentes encaminharam-se até a figura do Coordenador Edson Portilho cumprimentando-o a maneira própria dos jovens, numa interação que ficou demonstrada a satisfação de todos os participantes desta Grande Aula na Escola Bento Gonçalves.