terça-feira, 14 de junho de 2011

Coordenador Edson Portilho participou de Painel na 27ª Feira do Livro

Na Íntegra

"Nesta segunda-feira à tarde, dia 13, a 27ª Feira do Livro de Canoas apresentou o painel “Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais”. O evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Educação Continuada e Diversidade, com a 27ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado, a COPIR – Coordenadoria da Igualdade Racial, o Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio aos Direitos Humanos e a comunidade, representada pela artista plástica Glaci Mello e pelo Mestre de Capoeira José Viana.

A abertura oficial promovida pela Prof. Sirlândia Gheller, teve a presença da Coordenadora da Igualdade Racial, Maria Aparecida Mendes, o Secretário Municipal de Educação Paulo Ritter, o Coordenador da 27ª Coordenadoria Regional do Estado Edson Portilho e o Representante do Ministério Público Dr. Jorge Floriano.

Após as explanações oficiais, o mediador do encontro Prof. Alexandre da Rosa, apresentou a Prof. Selenir Kronbauer das Faculdades EST que palestrou sobre o processo legal envolvendo as leis 10.639/03 e 11.645/08, além de promover um resgate histórico e os compromissos da sociedade com o fim do preconceito e do racismo em nosso país. O prof. César Cemin, Diretor da SME, encerrou os debates acrescentando o trabalho promovido pelo órgão em associação com as demais entidades.

O encontro foi considerado um marco pelos participantes, abrindo caminho para que Canoas sirva de modelo para o restante do Estado através do desenvolvimento de ações concretas no campo da formação de professores, pesquisa e elaboração de material didático-pedagógico, suportes necessários para a implementação de ações afirmativas na educação das relações étnico-raciais."


  
Fonte:

A próxima atividade envolvendo os organizadores e participantes do Painel será na Associação de Capoeira Angola Palmares do Sul, Bairro Guajuviras, Território de Paz, como foi anunciado durante o evento. Mais informes com a Professora Sirlândia Gheller 3476 08 88 (SME)