quinta-feira, 30 de junho de 2011

Conquista da Comunidade Escolar do Cecília Meireles em Sapucaia do Sul

 


Assinado o contrato, em 30/06, para início das obras  de recuperação de Prédio da Escola Estadual Cecília Meireles em Sapucaia do Sul, no valor de 400 mil reais.


Na parte superior do prédio, mais precisamente no terceiro andar as salas de aulas chegaram não ser ocupadas devido  ao problema bastante grave das infiltrações pelo telhado que vinham ocorrendo, segundo laudo técnico, desde o ano de 2008, por falta de colocação de uma calha que não foi posta na última reforma realizada. Quando ocorriam temporais, foram mais de três no último período, a comunidade escolar ficava apreensiva pois, a laje de concreto captava a água do telhado que não tinha por onde escoar e as paredes umedecidas estavam correndo o risco de conduzir energia, devido a umidade e, as crianças poderiam sofrer choques.

 Até mesmo a estrutura mais geral do prédio poderia ser comprometida, caso o problema de infiltrações não fosse resolvido logo. Então, uma mobilização intensa garantiu com bastante agilidade a reforma do prédio,  em uma medida de governo em caráter emergencial.


Hoje, às 15 horas, juntamente do Coordenador Edson Portilho, 27ª Coordenadoria Regional de Educação, foi assinada a documentação para início das obras, em ato solene, na presença dos alunos e representações da SEDUC/RS, da Secretaria de Obras, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, SME/Sapucaia do Sul, pais e professores.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Eleições do CPERS: Exercício de democracia na 27ª CRE



Está em curso hoje, 28,  as eleições do CPERS, que é uma das maiores organizações de trabalhadores da América Latina reunidos sindicalmente. Diversas urnas estão fixas nas maiores escolas pertencentes a   27ª Coordenadoria Regional de Educação e 20 urnas estão móveis para que os sindicalizados exerçam o voto.
Na região de Canoas, Nova Santa Rita, Triunfo, Esteio e Sapucaia do Sul apenas uma chapa foi constituída para disputar a diretoria do 20º Núcleo. Este fato ocorreu uma única vez quando da fundação do Núcleo e, nas eleições de agora, passados 25 anos, pela segunda vez na História da categoria desta região do estado do Rio Grande do Sul, em Canoas.
Para a Direção estadual do sindicato disputam três chapas, sendo:  1) Rejane de Oliveira 2) Simone Goldshimit 3) Luiz Afonso Medeiros.
Por volta das 15 horas uma urna móvel passou pela 27ª CRE, onde destacamos o Coordenador Edson Portilho exercitando o direito do voto. 
Segundo comentou uma das integrantes que acompanhava a urna móvel aqui do 20º Núcleo, "vivemos um momento muito especial pela necessidade que sentimos de construir uma composição de forças levando em conta o  reconhecimento e importância da diferença pela união daquilo que nos é comum, que é a  luta pela carreira e pelos direitos".
Todos os professores/as, servidores/as na casa presentes, aqui na 27ª CRE, também votaram e a urna móvel seguiu adiante. 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Comunidade mobilizada diante da Lei 10 639

ILÊ AXÉ D’OYÁconvida para o encontro:

 
"Orientações e Ações para
a
Educação das Relações
Étnico-Raciais”
 
Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003
 
HORÁRIO: 18 horas

DIA: 05 de julho de 2011

Local: Rua Denise Ossuna

n° 36

Bairro Guajuviras – Território de Paz


Participação: Ministério Público
27ª Coordenadoria de Educação – 27ª CRE
Secretaria de Educação – SME
Coordenadoria para Igualdade Racial – COPIR
Faculdade EST
Conselho Municipal de Educação
Secretaria de Cultura
Ilê Axé D’oyá – Yalorixá Glaci Mello
Associação Capoeira Angola Palmares
Direção e professores das Escolas Municipais e Estaduais do Bairro Guajuviras


quarta-feira, 22 de junho de 2011

Criatividade na Formatura


Escola João XXIII
Centro Olímpico Municipal
21/06/2011
Formatura da Turma de Agentes Mirins em Saúde
Prefeitura Municipal de Canoas / SMS / SME e 27ª CRE

Ensino Religioso prepara curso de formação

Hoje, 22, a 27ª CRE, através do Gabinete do Coordenador Edson Portilho, recebeu a visita do Professor, filósofo e teólogo, mestrando pela PUC/RS, vinculado a Pastoral da Ecologia,  articulista de um  blogue intitulado olharecologico ( http://olharecologico.blogspot.com/ ), Pilato Pereira, para acertar detalhes de uma Palestra envolvendo questões da religiosidade e o universo cultural da cosmologia guaraní. O Professor Pilato ainda propôs a participação direta dos indígenas guaranis  no evento, que são residentes da Reserva do Cantagalo, ficando acertado a apresentação de um coral e intervenções das lideranças colocando questões relevantes de suas tradições ao grupo de professores da Rede Estadual da 27ª CRE participantes do curso. 

A Professora Nair Munari, responsável no Setor Pedagógico por esta área, convidou na reunião do Setor na parte da tarde aos colegas da Coordenadoria, como também àqueles  participantes do Curso que irá acontecer, para que solidarizem-se com os indígenas da Reserva e coloborem com um kilo de alimentos não perecíveis. O Curso é parte da formação Continuada para Professores do Ensino Religioso e ocorrerá no dia 05/07/2011, no Salão da Paróquia São Luis, Canoas Centro. Uma questão que foi lembrada pela Professora Nair é a Lei 11. 645/08, que trata da obrigatoriedade no ensino das culturas dos guaranís e, a Lei 10 639/03, sobre os valores culturais afro-brasileiros no currículo escolar, que é uma temática já anteriormente abordada em outra formação, como queremos realizar agora com a cultura indígena, destacou. 

Maiores informes com a Professora Nair: fone 34722478  .

Mais 36 Escolas da Rede Pública Estadual colocadas a disposição da parceria com a Prefeitura Municipal de Canoas

Temática de São João



Hoje, 22, a 27ª CRE preparou temáticas das festas juninas.
A Professora Denise Mello ministrou uma oficina para confecção de balões com jornais reciclados e os setores passaram a enfeitar o ambiente com diversos detalhes relativos a data festiva que é uma tradição no Brasil. 
Segundo a professora Eliane Soares (Pós Graduada em Informática na Educação e Especialista das Tecnol Educacionais), do NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) o significado da fogueira deve-se ao fato da anunciação do nascimento de São João Batista, filho de Isabel, prima de Maria Mãe de Jesus,  por serem as fogueiras naquela época, e para diversos povos de diferentes culturas, importante meio, um recurso tecnológico, de transmissão de conteúdos para a comunicação entre um povoado e outro.
Cartazes e bandeirinhas também estão sendo fixadas e parte dos demais materiais  utilizados para a temática junina foram confeccionados e encaminhados para a 27ª CRE, pelos alunos da Escola Affonso Charlier.

Parcerias inéditas entre 27ª CRE e Prefeitura mais frequentes



Numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, Canoas, a 27ª CRE participou hoje, 21, com a Escola João XXIII da Rede Estadual, juntamente das Escolas Municipais Max Oderich e Ildo Meneghetti, da entrega de Certificados na formatura de Agentes Mirins em Saúde. O Coordenador Edson Portilho participou do evento, no Centro Olímpico Municipal, destacando o ineditismo da parceria e da importância dos estudantes formados no cuidado com a Saúde pública no que se refere ao combate aos perigos causadores das epidemias e até mesmo as pandemias, como é o caso do preparo que as turmas envolvidas obtiveram para colaborarem juntos de suas famílias e comunidades para enfrentamento destes problemas que dependem de medidas simples, como por exemplo, evitar água parada em um vaso de flores, enquanto uma das medidas para combate ao mosquito da dengue. O Coordenador elogiou as turmas do João XXIII e das demais escolas participantes. O Prefeito Jairo Jorge entregou os certificados e a Secretaria da Saúde e Vice-Prefeita, Beth Colombo, também fez uso da palavra.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Setorial da Educação: Jeito PT de Fazer Educação

Enquanto parte de uma jornada com diversos Seminários na cidade neste mês de Junho, a Setorial da Educação do Partido dos Trabalhadores, cidade de Canoas, realizou neste último dia 10, 19 horas e no Sábado pela manhã, 11 de junho, um série de debates no Salão Bordô, do UNILASALLE, com a presença dos Secretários de Educação do Município de Sapucaia do Sul, Aldípio Zandonai, o Secretário Paulo Roberto Ritter, cidade de Canoas e o Coordenador Edson Portilho, da 27ª Coordenadoria Regional de Educação (27ª CRE), englobando as cidades de Triunfo, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, Esteio e Canoas.     

Os Secretários das redes municipais apresentaram um balanço das atividades das respectivas redes municipais de Sapucaia do Sul e Canoas e o Coordenador Edson Portilho também apresentou um quadro relatando sobre os trabalhos realizados até aqui. Na sequência, foi aberta a palavra para intervenções dos participantes.  Sábado pela parte da manhã a militância esteve reunida novamente  e contou com a participação do Secretário Estadual de Educação, Professor Doutor José Clóvis de Azevedo, que é o nosso Secretário Estadual, SEDUC/RS.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Coordenador Edson Portilho participou de Painel na 27ª Feira do Livro

Na Íntegra

"Nesta segunda-feira à tarde, dia 13, a 27ª Feira do Livro de Canoas apresentou o painel “Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais”. O evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Educação Continuada e Diversidade, com a 27ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado, a COPIR – Coordenadoria da Igualdade Racial, o Ministério Público Estadual, através do Centro de Apoio aos Direitos Humanos e a comunidade, representada pela artista plástica Glaci Mello e pelo Mestre de Capoeira José Viana.

A abertura oficial promovida pela Prof. Sirlândia Gheller, teve a presença da Coordenadora da Igualdade Racial, Maria Aparecida Mendes, o Secretário Municipal de Educação Paulo Ritter, o Coordenador da 27ª Coordenadoria Regional do Estado Edson Portilho e o Representante do Ministério Público Dr. Jorge Floriano.

Após as explanações oficiais, o mediador do encontro Prof. Alexandre da Rosa, apresentou a Prof. Selenir Kronbauer das Faculdades EST que palestrou sobre o processo legal envolvendo as leis 10.639/03 e 11.645/08, além de promover um resgate histórico e os compromissos da sociedade com o fim do preconceito e do racismo em nosso país. O prof. César Cemin, Diretor da SME, encerrou os debates acrescentando o trabalho promovido pelo órgão em associação com as demais entidades.

O encontro foi considerado um marco pelos participantes, abrindo caminho para que Canoas sirva de modelo para o restante do Estado através do desenvolvimento de ações concretas no campo da formação de professores, pesquisa e elaboração de material didático-pedagógico, suportes necessários para a implementação de ações afirmativas na educação das relações étnico-raciais."


  
Fonte:

A próxima atividade envolvendo os organizadores e participantes do Painel será na Associação de Capoeira Angola Palmares do Sul, Bairro Guajuviras, Território de Paz, como foi anunciado durante o evento. Mais informes com a Professora Sirlândia Gheller 3476 08 88 (SME) 

segunda-feira, 13 de junho de 2011

27ª CRE buscando experiência no Instituto Parobé

O Coordenador Edson Portilho e a funcionária Rosmeri do Setor Pedagógico da 27ª Coordenadoria Regional de Educação estiveram reunidos hoje, 13, com a Direção da Escola Profissionalizante, o conhecido Instituto Parobé, em Porto Alegre, parte da manhã. O objetivo da visita é uma troca de experiências no sentido deconhecer o trabalho realizado e a possível parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Diretores/as de escolas reuniram com o Coordenador Edson Portilho na Escola Bento



Hoje, 09 de Junho, parte da tarde, diversos/as diretores/as de escolas da rede pública escolar da região, estiveram reunidos/as com o Coordenador Edson Portilho, 27ª CRE, com o objetivo de pleitear a implementação de cursos profissionalizantes em suas escolas.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Professores e Professoras do Ensino Religioso Participam de Curso para Blogueiros



A 27ª CRE, através do NTE - Núcleo de Tecnologias Educacionais - está proporcionando hoje um curso destinado aos professores da Rede Estadual de Ensino com plataforma Linux e Windows para construção de blogues no sentido de favorecer a interatividade entre as turmas e escolas na blogosfera. É uma modalidade construida muito semelhante ao que a Pedagogia de Célestin Freinet já desenvolvia, integrando e interagindo com as boas notícias de seus alunos, dentro de cada uma das realidades, através de cartas, em um tempo que a comunicação era muito diferenciada daquelas condições tecnológicas que temos hoje.
 A proposta central do curso são as temáticas relativas ao Ensino Religioso onde a Professora Nair Munari colocou que é muito importante a difusão dos conteúdos da disciplina e o trabalho dos/as professores/as e seus alunos no sentido de divulgação e valorização do Ensino Relligioso no contexto escolar, instrumentalizando e aperfeiçoando o processo de ensino e aprendizagem como também, a troca das experiências nas diferentes realidades onde as comunidades estão inseridas.

A professora Eliane, do NTE, ofereceu uma explicação detalhada do que é um blog e à partir daí todas as professoras e os professores passaram a construir suas ferramentas logados à partir de seus email's.
Foi aberta a palavra para a Professora Sirlândia e o Professor Luiz Antonio, da Diversidade e da interação e interatividade com as Redes Sociais que convidaram os/as presentes para a palestra sobre a Lei nº 10 639, de 09 de Janeiro de 2003, na 27ª Feira do Livro de Canoas, tratando sobre "Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais" onde o Coordenador Professor Edson Portilho será um dos palestrantes, no dia 13 de Junho, 15 h no Auditório Moacyr Scliar, enquanto atividades da Feira, numa promoção da SME e 27ª CRE.  

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Professor Edson Portilho comemorou 50 anos de vida hoje

Após o expediente na 27ª CRE foi comemorado o aniversário do Coordenador.
Vem mais surpresas por aí! O aniversariante nem desconfia!
No dia 18 de Junho haverá uma Festa Baile em Sapucaia do Sul.

Coordenador Edson Portilho fez uso da palavra em evento no Salão de Atos Dante Barone da Assembléia Legislativa em Porto Alegre

Seminário Regional do EJA












Coordenadora Pedagógica da 27ª CRE Lúcia Barcelos
Veja Reportagem na íntegra



"A secretária de Estado da Educação em exercício, Maria Eulalia do Nascimento, abriu na manhã desta quarta-feira (1º), o Seminário Regional da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das 1ª (Porto Alegre), 2ª (São Leopoldo), 11ª (Osório), 12ª (Guaíba), 27ª (Canoas) e 28ª (Gravataí) Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Além de reafirmar a EJA como um direito daqueles que não tiveram oportunidade de estudar na idade escolar e, por isso, uma tarefa da secretaria e da assessoria da EJA construir uma linguagem e afirmar que a educação de jovens e adultos é uma modalidade regular de ensino, a secretária-adjunta reafirmou os eixos prioritários da Seduc para esta gestão: a formação continuada dos professores, a modernização tecnológica e recuperação física da rede e a valorização dos professores. Maria Eulália também enfatizou a convicção da Seduc de que o problema da educação não está no Plano de Carreira do Magistério, e sim no financiamento do Estado e o compromisso do Governo com o IPÊ público e com o estancamento do déficit previdenciário e o pagamento integral de aposentadorias dos servidores. Ela lembrou que a Secretaria da Educação corresponde a 67% do vínculo do quadro do Estado, e a massa salarial corresponde a apenas 45,29%, o que confere aos trabalhadores da Educação uma média salarial de R$ 1,6 mil na Seduc, a mais baixa entre as secretarias estaduais.

“O debate sobre a reforma da previdência deve ser aberto e amplo. Esperamos que as propostas apresentadas pelo Governo ao Legislativo sejam analisadas por vocês. A diferenciação de alíquotas da previdência não retira direitos duramente conquistados; ela visa ao estancamento do déficit e à retomada da curva ascendente de salários”, frisou a secretária em exercício, pronunciamento que recebeu aplausos. Maria Eulália enfatizou que 17% dos salários do Estado sofrerão aumento de alíquota. A ideia é que até o teto de R$ 3,7 mil, o servidor continue pagando 11% para a previdência. “A alíquota de 16,5% será aplicada à diferença entre o salário e este teto, ou seja, um salário de R% 5 mil pagará 11% sobre os R$ 3,7 mil do teto e 16,5% sobre os R$ 1,3 mil restantes”, ilustrou. “Trata-se de garantir que daqui a 10 anos nossas aposentadorias e a pensão dos nossos dependentes sejam pagos integralmente, em vez de caminharmos para a derrocada do Estado”, disse a secretária, que até dezembro de 2010 era professora da EJA na Zona Norte da Capital.

Adriana Rodrigues, assessora da EJA no Departamento Pedagógico da Seduc, reiterou a realização do seminário como uma iniciativa de “resgate da formação continuada em serviço”, reivindicação permanente da categoria.

O debate da manhã prosseguiu com a palestra “Relações com a EJA e diretrizes curriculares na/para EJA”, da professora Elisete Enir Bernardi Garcia, coordenadora e supervisora da PEJA/Smed São Leopoldo, que parte do princípio de que “discutir a EJA justifica-se pelas ausências e as presenças das políticas educacionais em nosso País”. Para Elisete, a práxis educativa deve ter a escuta dos estudantes: quem são os sujeitos que vivenciam a EJA? Que faixas etárias representam? Qual gênero predomina? O que fazem? Como produzem a existência? Que educação desejam? Que dificuldades enfrentam para estudar?  

Ela propõe como necessidade para a EJA: "oferta de aulas nos turnos diurno e noturno; articulação do currículo com o mundo do trabalho, política de ingresso, permanência e saída dos alunos, alternativas pedagógicas para estudantes com defasagem idade-série e política de formação e lotação com permanência dos professores". Além disso, Elisete sugere investimento na perspectiva das Redes Sociais, na aprendizagem, na diversidade e na vida, investir na relação professor-aluno, é preciso ter projeto de vida.

Participam do encontro no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa da Capital mais de 500 pessoas, entre professores, supervisores e coordenadores pedagógicos representantes de 141 escolas que têm turmas de EJA na abrangência das seis CREs, além de dois representantes de cada Coordenadoria participante. Participaram da cerimônia de abertura do Seminário os coordenadores regionais da Educação Tânia Soares (1ª), Maria Luiza da Cunha Sedrez (2ª), Leni Kray (11ª), Edson Portilho (27ª) e o coordenador-adjunto da 28ª CRE, Luciano da Silva. Os debates prosseguem também à tarde (confirma programação abaixo).

Programação

Manhã:

Palestra 2 - Aspectos relevantes da Resolução CEED 313/2011 – Prof. Antônio Saldanha (Coordenador Coordenação de Estrutura e Funcionamento Escolar/Seduc)
Momentos de discussão e esclarecimentos de questionamentos

Almoço

Tarde – 13h30 – Apresentação de Boas Práticas

1)Relação da EJA com tecnologia da informação – EEEM Villa Lobos – São Leopoldo

2)O papel da EJA na reintegração social – EEEF Irmão Miguel Dario – Prisional semiaberto – Porto Alegre

3)A inclusão na EJA – EEEF São Francisco de Assis – Porto Alegre

4)Organização curricular por área de conhecimento – EEEM Caetano Gonçalves da Silva – Esteio

Lanche

Palestra 3 – Compartilhamento de experiências significativas de trabalho com a EJA – Profa. Dóris Maria Luzzardi Fiss (Professora do Curso de Aperfeiçoamento em EJA e Educação Social
Debates e questionamentos

Avaliação e encerramento"


Relato de Experiência apresentado pela EE de Ensino Médio Caetano Gonçalves da Silva

Os/As professores/as, Diretora Conceição Sachs da Silva, a Supervisora Nara Solange Silva Nunes e o Professor Marco Aurélio Muller,    apresentaram um relato de experiência na escola Caetano, justificando e diagnosticando que o maior número de evasões decorre de um acúmulo de disciplinas ao mesmo tempo, muitas turmas por professor e acompanhamento da estrutura do ENEM. Na sequencia apresentaram a estrutura e o funcionamento do ENEM na Escola e depois elencaram as vantagens de suas propostas em como deveria ser o ideal de escola com EJA.  Propuseram que devem ser menos turmas por professor, maior inter-relação entre professor x aluno e interdisciplinaridade.

Sugeriram a redução do número de disciplinas semanais e o aumento da carga horária das mesmas, com possibilidade de melhor organização para aquisição do conhecimento.

A carga horária e Lei foram preservadas, nos aspectos qualitativos e quantitativos.

Os/As professores/as possuem menos turmas, possibilitando melhorar o conhecimento do aluno e organização de seus planos de trabalho; e disseram que estão abertos para a Lei votada em 05/05 pelo CNE que dá maior flexibilidade e autonomia às escolas frente a distribuição da carga horária.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ajuste para a segurança das escolas

Reuniram-se no Quartel do Corpo de Bombeiros de Sapucaia, 30, 14:00hs, dezoito representações de escolas de Sapucaia do Sul, mais o Coordenador Edson Portilho, da 27ª CRE para receber orientações procedimentais de ajuste na segurança das escolas, orientados pelo Tenente Larangeiras. Esteve presente também a arquiteta Leila, da Coordenadoria Regional de Obras (CRO).


Os diretores das escolas presentes foram orientados a fazer um balanço da situação de segurança levando em conta os equipamentos disponíveis nos prédios escolares, desde extintores de combate a incêndio e suas variações para materiais inflamáveis e para extinção de fogo na rede elétrica enquanto um Gerenciamento de Prevenção a Incêndios, portas corta-fogo, saídas de segurança, normas técnicas  estabelecidas para as condições infra-estruturais, treinamento da comunidade escolar para evacuação de prédio, cuidado com enxurradas, vendavais, entre outros fenômenos relativos.


Colocou ainda, da necessidade, da responsabilidade de bem atender a população. Observou que devemos focar no atendimento às escolas. Ao final da reunião os (as) diretores (as), foram incumbidos (as) a informar sobre a situação das escolas conforme Certificado de Conformidade PPCI 22892/1 – de 30/05/2011.

Por fim, foi discutido e aprovado pelos presentes que coletivamente atenderão as exigências da legislação pertinente e a devida prevenção nas escolas.