terça-feira, 24 de maio de 2011

Encontro de Mestres com objetivo de organizar o Fórum Municipal de Capoeira

No dia 23 de maio, 19 horas, reuniram-se na Associação Angola Palmares do Sul, Bairro Guajuviras, Território de Paz, Mestres de Capoeira, praticantes e colaboradores para discutir formas de organizar e também a participação no Fórum da Capoeira de Canoas.

Entrou na pauta da reunião, entre outros temas, a essência da cultura negra que tem por uma de suas centralidades a capoeira devido à importância nos seus aspectos de resistência cultural e seu sentido libertário.  Foi consenso que o legado da capoeira é uma herança que os grandes mestres da capoeira deixaram enquanto cultura do povo negro e aos demais que reconhecem a capoeira enquanto parte fundamental da identidade brasileira.

Deste modo, o objetivo dos capoeiristas presentes deverá ser o fortalecimento da capoeira na oportunidade do Fórum que ocorrerá durante a Semana da Capoeira,  que é instituída por lei, no Município de Canoas.

Foi discutido sobre os espaços físicos onde estão sendo realizadas atividades envolvendo a capoeira e o devido mapeamento destes espaços, bem como, o perfil e número de participantes.

Foi questionado durante a reunião sobre a verdadeira importância da capoeira nas escolas e qual é a inserção da mesma no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e nos espaços das Universidades.

Debateram sobre a relação da comunidade escolar com o espaço físico da capoeira onde os alunos estão e devem estar sob a orientação do Mestre Capoeira.

Outra dúvida observada refere-se à inserção das mulheres e crianças na capoeira em Canoas, que é uma cidade de mais de 300 mil habitantes e inclui relativamente poucas mulheres, sendo um dos meios de favorecer a participação feminina é a intensificação para aumento da intervenção da capoeira enquanto fator cultural de maior abrangência no meio social.

Por fim, delinearam sobre um plano mínimo de trabalhos conjuntos em 2011 e qual deve ser a relação do Fórum frente aos governos, definindo também que o ideal dos Mestres da Capoeira e a participação é o reconhecimento dentro do próprio Fórum, que é o local ideal para que todas as questões da capoeira sejam debatidas, desde as oficinas e suas diferentes áreas de abrangência, como é o caso daquelas com manuseio de cabaça, as oficinas de puxada de rede e também o makulêlê, entre outras citadas.