segunda-feira, 30 de maio de 2011

Azevedo reafirma confiança no professor em Seminário


Alfabetização e Letramento

O secretário de Estado da Educação, professor Jose Clovis de Azevedo, abriu na manhã desta quinta-feira (26) o segundo Seminário Regional sobre o Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental, que acontece durante o dia no campus da Ulbra, em Canoas. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, o encontro reúne mais de 600 professores e professoras alfabetizadoras de escolas das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da 2ª, 27ª e 28ª. Um dos desafios apontados pelo secretário a ser enfrentado pela gestão é a retomada da função da secretaria, de construir e gerenciar a política educacional e pedagógica do Estado. Para Azevedo, o pedagógico é a alma da secretaria, das CREs, das escolas. “Queremos trabalhar com pesquisadores de educação, não com instrumentalizadores, porque educação não é passar conhecimento. A elaboração da educação tem de passar por cada sujeito, e conhecimento, por sua vez, não é repetir coisas, ele se constrói a partir da relação de trabalho entre educador e educando”, afirmou o professor titular da Seduc.

Além de enfatizar a importância da ação dos professores para a construção do projeto pedagógico da secretaria, Jose Clovis de Azevedo citou que entre os objetivos da secretaria nesses próximos anos é a melhoria de qualidade da educação e a diminuição de perdas nos Ensinos Fundamental e Médio, perdas geradas pela reprovação e repetência aproximadas de 20% no Fundamental e 30% no Médio. “Isso gera perdas humanas e materiais, nosso desafio é diminuir esses números, e a experiência de vocês, professores e professoras, em sala de aula, é um aliado importante nesse caminho”, disse, para em seguida afirmar que também é um desafio dos educadores despertar nos alunos o desejo de aprender. “Para isso, nossa ação parte de dois eixos, o cuidado e o acolhimento, de estudantes e professores. Queremos que o professor seja tratado como a principal autoridade na educação, como disse a presidente Dilma em sua posse”.

Ao encerrar seu pronunciamento, o secretário desejou bom trabalho a todos os participantes do Seminário e reafirmou a confiança no trabalho do educador. “É comum a mídia não acompanhar um evento científico ou o trabalho de um professor ou de um pesquisador da  educação, dando prioridade espaço para economistas ou marqueteiros. Eu acredito que eles podem contribuir, mas não queremos que quem não entende de educação venha nos dizer o que fazer na escola pública. Temos experiências positivas e vamos mostrar à sociedade que somos capazes de melhorar a qualidade social da educação e buscar o apoio dela para isso”, frisou o professor.

Participaram da abertura do encontro também os coordenadores regionais de educação, Edson Portilho, Maria Luiza da Cunha Sedrez e Rose Mary de Freitas da Silva. Edson Portilho salientou a importância de construir, com a comunidade escolar, o projeto pedagógico das escolas. Para Maria Luiza, a aprendizagem é um processo de vida, que não tem ponto final. “A alfabetização, objeto do nosso encontro, também não tem ponto final, espero que este seja um primeiro de uma série de encontros de reflexão e construção do projeto pedagógico”, salientou a coordenadora da CRE São Leopoldo. Rose Mary da Silva saudou os participantes afirmando que a educação é uma tarefa libertadora e politizante, e a discussão das práticas educativas é fundamental para a formação do nosso olhar sobre o mundo. “Tomara que consigamos ter um olhar espiralado: de dentro pra fora e de fora pra dentro Sejamos todos espirais neste dia”, convidou a coordenadora da 27ª CRE, Gravataí.

A programação está dividida em dois turnos. Ainda pela manhã, o diretor Silvio Rocha apresenta o Programa em implementação na rede estadual e a professora Ivany Souza Ávila, da UFRGS, faz palestra feita palestra sobre alfabetização e letramento, na qual são trazidos ao debate aspectos da Psicogênese da Língua Escrita, de Emília Ferreiro, e da Teoria do Desenvolvimento Humano de Piaget. A programação da manhã é no auditório 220 do Prédio 1.

À tarde, a partir das 13h30, haverá três mesas de trabalho, onde serão feitos, em cada um, três relatos de Boas Práticas Educativas relacionadas à alfabetização. As mesas serão coordenadas pelas professoras Marisa Laureano, Ivany Souza Ávila e Patrícia Moura Pinho.

Os seminários regionais começaram na última terça-feira (24), em São Borja. Até o final de junho, terão sido realizados nove encontros, numa construção conjunta da Coordenação de Gestão da Aprendizagem do Departamento Pedagógico da Seduc e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O encontro desta quinta reunirá alfabetizadores de escolas da 27ª (Canoas), 28ª Gravataí e 2ª (São Leopoldo) CREs. Representam a Seduc o diretor pedagógico Silvio Rocha, a coordenadora-adjunta da Coordenação de Gestão da Aprendizagem (CGA) do DP, Maria de Guadalupe de Lima, assessoras da CGA e as professoras convidadas.

Novo Programa da Alfabetização é apresentado em Canoas

Seminários Regionais


Nesta terça-feira (26), cerca de 600 alfabetizadores da Região Metropolitana conhecem o Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento proposto pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no Seminário Regional sobre o Programa promovido em parceria da Seduc com as Coordenadorias Regionais da Educação 2ª, 27ª e 28ª (São Leopoldo, Canoas e Gravataí).


Após a abertura do encontro, da qual participou o secretário da Educação, Professor Jose Clovis de Azevedo, foi feita a apresentação da proposta pelo diretor pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, Silvio Rocha, e feita palestra pela professora Ivany Souza Ávila, da UFRGS e parceira da Seduc na realização dos Seminários. “Hoje reencontro muitas pessoas que construíram sonhos e partilharam decepções”, frisou o diretor pedagógico, reafirmando a importância de sonhar com o olhar da possibilidade, mesmo diante de dificuldades em lidar com a rede estadual, em função do seu tamanho e pelas especificidades – étnicas, sociais e econômicas. “Temos um grande desafio pela frente, que é reprensar os anos iniciais com a peculiaridade da progressão continuada”, disse o diretor. Silvio Rocha frisou: não se trata de promoção automática. “Queremos é acompanhar o processo de aprendizagem de nossos alunos, diante da peculiaridade e momento de cada um deles”, explicou o diretor.  

Programa de Alfabetização
O programa em implementação na rede estadual responde a uma necessidade dos professores alfabetizadores, que buscam qualificar sua prática pedagógica, e do Governo Estadual, que tem o dever de desenvolver seus próprios programas de qualificação decorrentes de uma política de Estado. O Programa está estruturado para instrumentalizar os professores dos anos iniciais na busca de ações educativas qualificadas que levem à formação integral dos alunos. A intenção é desenvolver metodologia que articule, nos três anos das séries iniciais, os conceitos de alfabetização e de letramento e esteja relacionada à realidade do aluno. Assim, as quatro áreas do conhecimento – Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Materna, Arte e Educação Física), Matemática, Ciências da Natureza (Ciências) e Ciências Humanas (Geografia e História), além do Ensino Religioso, deverão ser trabalhadas de forma conjunta pelos professores. O programa prevê a realização de pesquisa socioantropológica, cujo resultado vai contribuir para a definição do eixo temático de cada escola ou região. A partir do eixo temático e da escolha de referencial teórico específico, os professores poderão definir os eixos cognitivos de atuação, as atividades e os resultados e formular sugestões. “Precisamos olhar para a cultura do nosso aluno de forma organizada, por meio da pesquisa, para analisar criticamente o contexto no qual ele está inserido”.

O diretor fez um convite: estamos diante de um desafio grande, que revela nossas contradições e limitações. Mas quero encerrar lembrando uma poesia, que diz que outros pés caminham conosco, são rubros, são negros, são diversos, e somente juntos moldam o chão. Vamos conseguir melhorar a qualidade da nossa educação e moldar nosso chão se caminharmos juntos”.

Psicogênese da língua escrita Na sequência, a professora Ivany Souza Ávila iniciou seu contato com os professores. Alfabetização e letramento a partir da psicogênese da língua escrita, da teoria do desenvolvimento humano de Piaget e a consciência fonológica foram o norte da conversa com os educadores. “Gostaria de me congratular com a secretaria. Neste programa vejo marcas de paixão pela educação, e somente com a paixão podemos nos manter educadores, professores e profissionais competentes”, enfatizou Ivany no início de sua fala, frisando que a transformação de sonhos em projetos para chegar em uma meta. “É isso o que vejo neste momento e neste programa”.

Ivany Ávila parte da Psicogênese da língua escrita, termo desenvolvido pela psicolinguista argentina Emilia Ferreiro para apresentar a concepção de sobre o processo de alfabetização que não apresenta método pedagógico, mas revela os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. "A história da alfabetização pode ser dividida em antes e depois de Emilia Ferreiro e da Psicogênese", frisou a palestrante. “Todas as crianças são alfabetizáveis. É preciso respeitar o momento de cada uma”, provoca a doutora em educação. Ela também comentou a relação com a pesquisa socioantropológica com a alfabetização. “Ela é importante para conhecer essas pessoas que vão ser alfabetizadas, em que mundo vivem, mas também vamos olhar para o mundo da escrita da comunidade. Vamos investigar o grau de letramento, conhecer as coisas escritas que estão na comunidade e que podem ser ferramentas na sala de aula; este é um processo riquíssimo”, resumiu.

A professora também comentou o formato dos três anos de alfabetização que se mostram como um bloco, uma sequencia, é muito feliz No que a reprovação ajuda as crianças a aprenderem? A serem mais felizes? A se desenvolverem como seres humanos? A progressão continuada é muito feliz. Compreender em que momento as crianças estão é fundamental para o êxito da alfabetização, resumiu Ivany Souza Ávila.

O trabalho continua à tarde, com a apresentação de nove relatos de Boas Práticas e mediação da prática com a teoria. As mediadoras das três mesas de trabalho são as professoras Ivany Souza Ávila, Patrícia Pinho e Marisa Laureano.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Notícia veiculada no Jornal Diário de Canoas




Mais de 600 professores participaram do Seminário sobre os desafios do letramento e da alfabetização conforme veicula o Diário de hoje.

Professora Marina Lima Leal na 27ª CRE

Hoje, 27, parte da manhã, recebemos no NTE a visita da ex-Coordenadora de Educação da 27ª CRE e escritora, a Professora Marina Lima Leal. 
A Professora percorreu os setores sendo recebida com grande satisfação pelo pessoal da casa e logo em seguida encontrou com o Coordenador Edson Portilho no gabinete. 
Professora Marina Lima Leal em visita à 27ª CRE 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Feliz Aniversário Gerusa!




Encontro de Mestres com objetivo de organizar o Fórum Municipal de Capoeira

No dia 23 de maio, 19 horas, reuniram-se na Associação Angola Palmares do Sul, Bairro Guajuviras, Território de Paz, Mestres de Capoeira, praticantes e colaboradores para discutir formas de organizar e também a participação no Fórum da Capoeira de Canoas.

Entrou na pauta da reunião, entre outros temas, a essência da cultura negra que tem por uma de suas centralidades a capoeira devido à importância nos seus aspectos de resistência cultural e seu sentido libertário.  Foi consenso que o legado da capoeira é uma herança que os grandes mestres da capoeira deixaram enquanto cultura do povo negro e aos demais que reconhecem a capoeira enquanto parte fundamental da identidade brasileira.

Deste modo, o objetivo dos capoeiristas presentes deverá ser o fortalecimento da capoeira na oportunidade do Fórum que ocorrerá durante a Semana da Capoeira,  que é instituída por lei, no Município de Canoas.

Foi discutido sobre os espaços físicos onde estão sendo realizadas atividades envolvendo a capoeira e o devido mapeamento destes espaços, bem como, o perfil e número de participantes.

Foi questionado durante a reunião sobre a verdadeira importância da capoeira nas escolas e qual é a inserção da mesma no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e nos espaços das Universidades.

Debateram sobre a relação da comunidade escolar com o espaço físico da capoeira onde os alunos estão e devem estar sob a orientação do Mestre Capoeira.

Outra dúvida observada refere-se à inserção das mulheres e crianças na capoeira em Canoas, que é uma cidade de mais de 300 mil habitantes e inclui relativamente poucas mulheres, sendo um dos meios de favorecer a participação feminina é a intensificação para aumento da intervenção da capoeira enquanto fator cultural de maior abrangência no meio social.

Por fim, delinearam sobre um plano mínimo de trabalhos conjuntos em 2011 e qual deve ser a relação do Fórum frente aos governos, definindo também que o ideal dos Mestres da Capoeira e a participação é o reconhecimento dentro do próprio Fórum, que é o local ideal para que todas as questões da capoeira sejam debatidas, desde as oficinas e suas diferentes áreas de abrangência, como é o caso daquelas com manuseio de cabaça, as oficinas de puxada de rede e também o makulêlê, entre outras citadas.  

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Últimos encaminhamentos das dinâmicas que resultaram na formulação do PPA 2012 - 2015 da 27ª CRE

Hoje, 20/05, 15:30 Horas, o Setor Pedagógico da 27ª CRE finalizou e entregou ao Coordenador Edson Portilho o PPA - 2012 a 2015.


O material está sendo protocolado na SE  composto de uma série de reivindicações elaboradas dentro de um processo de dinâmicas envolvendo as representações das escolas de toda a rede estadual ligada a 27ª Coordenadoria de Educação, com sede em Canoas. As reuniões com as dinâmicas e sistematizações das temáticas levantadas ocorreram entre os dias 28 de Abril e 03 de Maio na Escola Ruben Dário em Sapucaia do Sul, Afonso Machado Coelho em Triunfo e André Leão Puente em Canoas.
Amanhã, 21/05, o Governador do Estado, Tarso Genro, vai ser comunicado do feito por uma das falas do Coordenador Edson Portilho no COREDE - Canoas, conforme diz o Site da Prefeitura Municipal de Canoas: -  "  A ministra do Planejamento Miriam Belchior e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, estarão em Canoas neste sábado, dia 21, para participarem da reunião final do Plano Plurianual Participativo 2012-2015 (PPA) do Estado, na região do Corede Sinos (Vale dos Sinos, Vale do Paranhama, Vale do Caí, Centro Sul e Metropolitana do Delta do Jacuí). O encontro, que também terá a presença do prefeito Jairo Jorge, ocorrerá a partir das 9 horas, no Unilasalle, no Centro. Atividades similares já aconteceram em oito macroregiões do Coredes, desde o dia 19 de março de 2011."
Veja os demais albuns de fotos das dinâmicas até aqui em 

PPA  2012 - 2015


Formação Continuada de Professores (UCA - RS)

(Transcrição de Imagem e texto).



Professores da EEEF Miguel Gustavo dão continuidade a relização do Mód III do PROUCA.
Na manhã dessa 6ª-feira os professores, sob a orientação da Prof.ª Eliane Soares (NTE-Canoas) deram continuidade ao curso de Formação Continuada de Professores UCA-RS.

Os professores acessaram o ambiente e-Proinfo (http://e-proinfo.mec.gov.br) e continuaram a explorar o material do Módulo III (http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_3/index.html).
Também exploraram as sugestões de aulas disponibilizados no blog do PROUCA do Portal do Professor (http://ucaportaldoprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/). Em duplas, os professores selecionaram e analisaram as sugestões de aulas. Essas análises serão publicadas nos seus blogs posteriormente.

Nessa manhã os professores também relataram algumas dificuldades de ordem técnica em sala de aula.

Relataram problemas de acesso simultâneo a alguns recursos da web, como o YouTube. A velocidade do acesso impossibilita essa ação, quando vários estudantes acessam os vídeos ao mesmo tempo. Uma solução para esse problema, apresentada pelos professores, seria ter um projetor disponível em sala de aula para navegar em conjunto por alguns vídeos de interesse comum. A escola ainda não recebeu o projetor, mas está previsto.

Prof. Daniel Lopes
GPe-dU/UNISINOS

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CPERS e SINPROCAN promoveram debate sobre a questão da violência nas escolas

O Coordenador Edson Portilho, 27ª CRE, participou de um debate na Câmara Municipal de Vereadores de Canoas, promovido pelo CPERS e SINPROCAN, no último dia 11, sobre a problema da violência nas escolas.
O Coordenador elogiou a iniciativa dos sindicatos dos professores das redes municipal e estadual que promoveram o debate, destacando que este é um assunto de fundamental importância para a educação, pois, muitos dos sintomas dos problemas sociais em alguma medida vêm se manifestando dentro das escolas e este tipo de iniciativa dos sindicatos, em debater a situação,   é um dos caminhos para que venhamos atuar em conjunto sobre o problema da violência nas escolas, disse o coordenador.



VEJA MAIS FOTOS CLICANDO AQUI

Coordenadora Adjunta Beatriz Ritter, Lúcia Barcellos do Setor Pedagógico e Coordenador Edson Portilho visitam Escola EEM Bairro do Parque em Esteio

Prof Lúcia Barcellos, Diretora Claudete, Prof Beatriz Ritter e Coordenador Edson Portilho - 27ª CRE - 16/05/2011.

Escola Canoas recebeu o Coordenador Edson Portilho da 27ª CRE

Dona Maria Vilalba, 66 anos e Dona Marli Almeida Santos, 56 Anos (Turma do EJA)  

A Escola Estadual de Ensino  Fundamental Canoas recebeu a visita do Coordenador da 27ª Coordenadoria de Educação, professor Edson Portilho, no dia 10 de Maio. O Coordenador elogiou a escola que conta com a participação de mais de 190 alunos no turno da noite nas séries do EJA.

Destacamos a presença das estudantes Maria Vilalba, 66 e Dona Marli de Almeida Santos, 56.

Uma palestra foi proferida para os estudantes e logo em seguida foram feitas visitações em diversas turmas.


.

Escola Barão do Amazonas visitada pelo Coordenador Edson Portilho da 27ª CRE

12/05/2011
Veja mais fotos no Perfil Orkut

Coordenador Edson Portilho e integrantes da chefia dos setores da 27ª CRE visitam a Escola Vasco da Gama

Coordenador Edson Portilho conversa com professores/as do Vasco


A Coordenadoria de Educação, 27ª CRE, esteve reunida dia 16 de Maio, parte da manhã, junto da  Escola Vasco da Gama, Canoas, e diversos encaminhamentos foram tomados para auxiliar a escola nos seus projetos e objetivos mais imediatos.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Firmada parcerias entre Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação e 27ª Coordenadoria de Educação

A 27ª Coordenadoria de Educação sediou encontro, 18,  entre o Ministério Público e Secretaria Municipal de Educação de Canoas. Na ocasião foi firmado acordo  inédito de ação conjunta dos três entes diante da necessidade de implementação relativas a Lei 10. 639 / 2003 que trata sobre a obrigatoriedade de História e Cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino. As orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais serão tomadas em conjunto no campo educacional. Esta iniciativa, por seu ineditismo na Educação poderá se tornar referência para outros municípios do estado. 

Somente a Escola Pública Abraça Todo Mundo!


Na visita hoje, 18, até a escola José Loureiro da Silva, Esteio, o Coordenador Edson Portilho fez a defesa da escola pública, tendo em vista que a escola completa este ano 50 anos de existência. Os alunos receberam a notícia da chegada de uma nova professora de Língua Portuguesa e aproveitaram a oportunidade para fechar uma mobilização pela construção de um ginásio de esportes em substituição a antiga quadra na parte dos fundos do pátio. Na ocasião o professor orientou os/as alunos/as a não se prender em preconceitos pois a escola pública não tem preconceito, ela abraça todo mundo, disse o coordenador da 27ª CRE.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O 13 de Maio

Atividades realizadas pela 27ª CRE:
-Parte da manhã: Biblioteca João Cândido - Secretaria da Cultura - Canoas.
- Meio Dia - Quilombo Chácara das Rosas - Feijoada.
- Parte da Tarde - Assembléia Legislativa do RS .
Aguarde Filmagens em edição: ( http://www.youtube.com/watch?v=kqmMvXgYH_0  )
Obs.: Em todos os ambientes a figura da saudosa companheira Professora Ivone foi reverenciada e aplaudida!  (Nossas homenagens póstumas!).



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Tecnologias Educacionais

O Núcleo de Tecnologias Educacionais na 27ª Coordenadoria, NTE, oferece agora, 11, parte da manhã, atividades de capacitação para servidores/as da casa, professores/as e funcionários/as. A professora Eliane disse que as Novas Tecnologias são uma realidade e fazem parte de nosso cotidiano, seja no trabalho ou, até mesmo em casa. 


Quando trata-se  de educação, as TI,s são instrumentos para serem usados nas escolas pois, a realidade hoje exige isso quando temos uma geração que é do contexto da era digital e, antes que eles se percam equivocadamente na internet, o nosso papel é fazer parte disso, no sentido de educar, seja na escola, ou até mesmo em casa, enfatizou novamente a professora Eliane Soares. Disse ainda que temos de ficar atentos/as quando o filho/a ou o aluno/a minimiza alguma janela na tela quando a gente se aproxima... daí tem algo que pode estar errado, por isso, o local de acesso deve ser no local que os pais estejam presentes e vigilantes e o mesmo vale para a sala de aula.

A internet tem os seus perigos como em qualquer outro lugar do convívio social porém a informatica é uma realidade que veio para ficar e cada dia surgem milhões de informações, dados novos, recursos tecnológicos que somos levados de um modo e outro a acompanhar e por isso nós os profissionais de educação não podemos ficar fora disso, foi explanando a professora. 

Além destas questões os/as participantes da capacitação demonstraram interesses pelo funcionamento da máquina, os periféricos e programas que constituem as máquinas. Logo a seguir foram praticando a edição de texto tanto nas máquinas de software livre quanto naquelas com windows.  

terça-feira, 10 de maio de 2011

Comemorado aniversário hoje

A Professora Nair Munari, do Setor Pedagógico da 27ª CRE, responsável pela área de Ensino Religioso, comemorou a passagem de aniversário hoje reunindo colegas da 27ª CRE.
Parabéns Professora Nair e muitos anos de vida!
Veja mais fotos em:
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=11480933343032010242&aid=1305033915&pid=1305059115754

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Declarações importantes marcam evento comemorativo ao Dia das Mães na 27ª CRE

Na Quinta-Feira, 05/05, às 17 horas, os/as servidores/as da 27ª Coordenadoria de Educação, Canoas, (27ª CRE), interromperam por 20 minutos a rotina de trabalhos para realizar evento comemorativo ao dia das mães. A homenagem é relevante devido ao perfil da maioria do magistério ser composto por mães distribuídas em 79 escolas da região que engloba a 27ª CRE, com sede em Canoas.

Um vídeo foi apresentado contendo fotografias envolvendo a servidora Márcia, da efetividade, que está grávida, esperando o nenê chamado Eduardo. Durante as fotos seus colegas empostaram as mãos sobre o ventre da mamãe no sentido de externalizar o acolhimento, o cuidado com a vida, o carinho e a ética.

Na perspectiva da diversidade etnocultural o conteúdo destacou-se com um recorte sobre a música de Roberto Carlos, Nossa Senhora, por ser Ela, a mãe de todos/as, a padroeira do Brasil.

Enquanto fala principal, além da participação de Beatriz Ritter, Coordenadora Adjunta e Lúcia Barcellos, da Coordenação Pedagógica, destacou-se a mãe Louverci Portilho, 82 anos, contando detalhes da vida de seu filho, Professor Edson Portilho, atualmente Coordenador da 27ª CRE.

O Coordenador Edson Portilho fez uso da palavra destacando a importância deste tipo de demonstração do afeto pela participação no vídeo apresentado no evento, destacando que a mãe grávida e seu protagonismo é também a possibilidade de um futuro que estas mães maravilhosas querem construir, tendo por objetivo um mundo melhor para seus filhos e filhas.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Está ocorrendo neste momento o JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul), modalidade futsal masculino infantil,  Centro Poliesportivo da ULBRA, com presença de trinta e duas escolas da rede pública de ensino da 27ª CRE. Os trabalhos estão sendo organizados agora pela professora Bárbara do Setor Pedagógico dirigido pela Coordenadora Pedagógica da 27ª CRE professora Lúcia Barcellos.
Video com entrevistas no evento: http://www.youtube.com/user/Edsonportilho#p/a/u/0/BqLL8bZrMwQ


Por Eliane Soares e Professor Luiz antonio do Nascimento Moura ( Edição de Vídeo  Fotografia)
Coordenação/NTE-Núcleo de Tecnologia Educacional
http://www.ntecanoas.blogspot.com/
27ª CRE-Canoas
51-3466-7085

segunda-feira, 2 de maio de 2011

50 Anos de existência da Escola Estadual de Ensino Médio Guarani

Coordenador Professor Edson Portilho, 27ª CRE, compareceu no evento comemorativo levando  felicitações do Governador Tarso Genro e do Secretário Professor Doutor Clóvis Azevedo para a comunidade escolar. (veja o Vídeo).