segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Escola Fátima - 55 Anos de Existência

A Comunidade Escolar da Escola Fátima, Bairro Fátima, Canoas, comemorou no Sábado à noite, 29, os seus 55 anos de existência. Na ocasião o Coordenador Edson Portilho fez uso da palavra parabenizando a escola, sob Direção da Professora Delma Conceição Ventura. Frisou que há mais de meio Século a EEEF Fátima presta seus serviços na comunidade enfatizando a defesa da escola pública com qualidade, no instante em que parabenizou a todos pela passagem desta importante data de aniversário.



Listagem das vagas abertas aos Cursos do PRONATEC

Realizado no Sábado,29, às 10hs, na 27ª CRE, o sorteio dos contemplados a ocupar vagas nos Cursos abertos ao PRONATEC, para alunos frequentes no Ensino Médio da Rede Pública Estadual.

SENAC - Canoas
Auxiliar Administrativo
50 vagas manha
50 vagas tarde
50 vagas noite
Desenhinsta de modas
20 vagas tarde
Costureiro
20 vagas tarde
Modelista
20 vagas tarde
Montagem e Manutençao de Computadores
30 vagas manha
Montagem e Manutençao de Computadores
10 vagas tarde
*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*
SENAI - CANOAS
Ajustador Mecanico
15 vagas manha
Ajustador Mecanico
15 vagas noite
Auxiliar Administrativo
35 vagas manha
Auxiliar Administrativo
35 vagas noite
*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*
SENAI - ESTEIO
Desenhista de Modas
25 vagas tarde
Operador de Fiação
25 vagas manha
Instalador de Aquecedores residenciais a gás
16 vagas manha
=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=*
SENAI - SAPUCAIA DO SUL
Operador de CNC
20 vagas noite
Caldereiro
25 vagas tarde
Auxiliar Administrativo
25 vagas noite
*=*=*=*=*=*=*=*=*=*=
SENAI - TRIUNFO
Soldador no Processo Eletrodo REvestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga
14 vagas manhã




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escritor Sérgio Napp e Professor Edson Portilho na Escola Gládis em Sapucaia do Sul

Coordenador Edson Portilho, 27ª CRE, elogiou o trabalho dos professores, funcionários, pais e alunos da comunidade escolar da Escola Gládis, centro de Sapucaia do Sul, hoje à tarde, 16 h, de 27/10, que recepcionaram para atividades da área cultural o escritor Sérgio Napp.

A professora Melissa Drehmer recebeu emocionada a palavra do Coordenador que relatou ter convidado a imprensa que queria veicular sobre uma das escolas da Rede atingida pelos últimos temporais.

Como a agenda estava marcada para a Escola Gládis Braitenbach para o horário das 15 h, no instante em que recebeu o telefonema do redator do jornal o Coordenador colocou que os jornalistas foram convidados a vir também até a atividade com o Escritor Sérgio Napp na Escola Gládis, mas eles não compareceram até agora, pois, a eles somente interessa os fatos negativos que possam ser manipulados de forma a gerar um sensacionalismo.

Como esta atividade aqui na Escola Gládis está maravilhosa a imprensa tradicional não tem interesse, não tem compromisso com a educação pública, com o bem comum, porque para dados setores da imprensa o que interessa é vender e lucrar mais à custa das manipulações das informações que chegam até ao grande público leitor, disse o Coordenador, sendo ele aplaudido na subsequência, por todos os pais, alunos, funcionários e professores ali presentes.


Veja mais Fotos em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.151702691595141.30147.100002662344758&type=1&l=8b52a6a110

O que tem a ver os temporais e a questão ambiental? Na visão dos alunos é o problema do descuido com o meio ambiente.



Alagamento - Avenida Rio de Janeiro - Esquina com a Maceió - Canoas 18 Horas de Terça Feira.

Moradores mais antigos do bairro afirmaram nunca ter visto enxurrada como a causada pelo temporal de Terça Feira na cidade de Canoas e Região - Todos os jornais que circulam na cidade noticiaram o fato.

Alunos da Escola Medianeira de Sapucaia do Sul e da Escola Tereza Francescutti em Canoas estão em Feira de Ciências desde ontem. Na ocasião levantaram que os problemas climáticos são parte dos efeitos da poluição ambiental e do descuido com o planeta em diversos trabalhos.


Apontaram como solução nos diversos projetos que devemos priorizar a reciclagem, o manuseio correto com o lixo, com os materiais re-aproveitáveis e também as energias alternativas, como é o caso da eólica, que não causam maiores estragos à natureza.

Acompanhe Fotos do temporal na Terça em Canoas:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.151598741605536.30111.100002662344758&type=1&l=822dd5e91e

Fotos da XII Feira de Ciências da Escola Estadual Medianeira em Sapucaia do Sul

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.151251658306911.30032.100002662344758&type=1&l=901d424a0b



quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Coordenador Edson Portilho participou da Abertura de Mostra Cultural na Escola Tereza Francescutti

A Diretora Eliane Teresinha de Carvalho deu iniciada a Mostra e o Coordenador Edson Portilho, da 27ª CRE, o atual Sub-Prefeito da Região Noroeste de Canoas, Governo Jairo Jorge, Professor Júlio Ribeiro, ex-diretor da escola, que também fez uso da palavra, a Professora Maola, Titular de Sociologia na escola e Coordenadora dos Trabalhos da Organização da Mostra, representantes dos alunos e dos funcionários, abriram a fita para a visitação do público escolar.

Uma diversidade de trabalhos foi apresentada destacando-se os relativos a questões referentes ao meio ambiente com propostas de reciclagens e reaproveitamento de materiais também enquanto fonte de renda como parte da área referente a conscientização e Ecologia.

O Coordenador Edson Portilho em sua fala logo a seguir da fala do Sub-Prefeito, destacou a importância deste tipo de atividade como a Mostra Cultural que é uma marca nesta comunidade. Disse aos alunos que estudem com o objetivo de chegar até a universidade pública e gratuita seguindo o exemplo de muitos outros da escola que já chegaram lá, pois estamos muito empenhados para uma educação cada vez com maior qualidade.

Destacou também, que a grande mídia sempre quis passar a idéia que os lugares de moradia da classe trabalhadora são lugares violentos e perigosos, mas o exemplo da Escola em bem atender esta comunidade e promover eventos com conteúdos de alta qualidade como a Mostra Cultural da Escola Tereza Francescutti são a comprovação que estas comunidades como a do Bairro Mathias Velho e, também citou, do Bairro Guajuviras, tratados com o mesmo preconceito pela mídia, são comunidades pacíficas, criativas e lutadoras compostas por uma maioria de gente trabalhadora e que acredita na Escola Pública, concluiu, sendo aplaudido pelos alunos, professores e funcionários presentes. Fotos em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.151251658306911.30032.100002662344758&type=1

Abertura da 2ª Etapa em Nova Santa Rita para a 1ª Conferência Estadual do Ensino Médio

Nesta terça-feira, dia 25 de outubro, ocorreu a 2ª Etapa do processo da 1ª Conferência Estadual do Ensino Médio, reunindo os representantes das escolas estaduais do Município de Nova Santa Rita, o Coordenador da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, professor Édson Portilho, Chefia Pedagógica, professora Lúcia Barcelos, Chefia do RH, professor Sandro Oliveira e assessoras técnicas do setor pedagógico.

O Coordenador abriu os trabalhos enfatizando a importância da proposta para a nova organização do Ensino Médio, na busca de reverter os altos índices de reprovação, repetência e evasão escolar. Na oportunidade houve o aprofundamento dos debates realizados nas escolas e a eleição dos delegados, contemplando os quatro segmentos da comunidade escolar, os quais representarão o Município na Etapa Regional, prevista para o dia 23 de novembro do corrente ano.



Texto: Professora Lúcia Santos

Fotos: Professora Sirlândia Gheller

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Feira do Livro e Mostra Cultural na Escola Érico Veríssimo


Ocorreu durante toda a semana passada uma Mostra Cultural e Feira do Livro na EEEM Érico Veríssimo, Canoas. Na Sexta-Feira a Escola contou com a presença do Coordenador da 27ª CRE, Professor Edson Portilho, e na data de hoje, 17, no encerramento das atividades, parte da manhã, o Secretário de Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, também esteve presente. Estas atividades escolares, envolvendo desde a música e a dança, teatro com temas da Grécia, estátuas, reciclagem de materiais, entre outras propostas de trabalho, incluindo o Resgate Histórico do Bairro, ocorreu pelo segundo ano consecutivo e segundo a Direção da Escola, obteve os resultados dentro do esperado devido às características da comunidade escolar por seu espírito participativo.

Fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.147515402013870.28976.100002662344758&type=1&l=f436447b93




sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mais uma festa intitulada o Chá da Primavera celebrando ainda os 50 Anos da Escola Guaraní



O coordenador Edson Portilho da 27ª CRE, foi recepcionado pela Diretora Nara Darlene da Rosa, da EEEM Guarani, na mesa 13, Chá de Primavera, com as patronizas Fátima e Rose. Na ocasião, os alunos apresentaram músicas, teatro e danças, pois, a Escola está celebrando os 50 Anos de existência neste ano de 2011. A Chá de Primavera ocorreu dia 08 de Outubro na sede do CTG Piazitos do Sul com massiva participação da comunidade escolar.

Colégio Estadual Guianuba em Sapucaia do Sul


A professora Drª Lúcia Barcelos, da 27ª CRE, acompanhada do Professor Luiz Augusto e do Professor Luiz Antonio, participaram de reunião, 13, no Colégio Guianuba de Sapucaia do Sul, 19:30 hs, aprofundando estudos sobre Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Ministra Maria do Rosário visita escola Cônego, Território de Paz em Canoas.



Visita da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, ontem, 13, às 16:30 horas, na Escola Estadual Cônego J Leão Hartmann, no Bairro Guajuviras - Território de Paz - Canoas.
Ministra Maria do Rosário, dos Direitos Humanos no Brasil, Governo Dilma Rousseff, visitou a Escola Cônego J Leão Hartmann, localizada ao centro do Território de Paz, em Canoas, e afirmou que uma das metas é diminuir as desigualdades sociais e as injustiças enquanto vontade política central do governo pela erradicação da miséria. Salientou ainda que um dos objetivos do Ministério e do Governo Dilma é lutar por mais dignidade e mais cidadania, como merecem os moradores do Guajuviras, por seu histórico de lutas e protagonismo pelo direito de morar.

Disse ainda que precisamos ir construindo uma outra mentalidade em relação aos locais onde moram os integrantes mais injustiçados da sociedade, que são os trabalhadores deste nosso Brasil, principalmente divulgando as boas práticas, as coisas positivas que temos nestes locais pois, historicamente, principalmente a imprensa tradicional, apenas fala mal destes locais, que abrange uma diversidade de culturas e de etnias que precisam conviver harmonicamente em sociedade para uma cultura de paz.


O Coordenador Edson Portilho esteve no local e juntamente da Diretora da Escola, Rosane Zimmer, da professora Gerusa Fofonka Machado (27ª CRE), representantes da Diversidade/SME, Prefeitura Municipal, das Mulheres da Paz e Grupo artístico Canta Brasil, recepcionaram a Ministra com a comunidade escolar. Após, compartilharam o café da tarde no refeitório da Escola.

Aula Inaugural: Professor Edson Portilho diz que ao longo dos anos colocaram nas nossas cabeças que a população negra não era importante ...


http://www.youtube.com/watch?v=M6Dy3WKKdeQ

Aula Inaugural do Curso de Formação Continuada: Educação, Diversidade e Relações Interculturais, 27ª CRE, Pró Reitoria de Extensão Faculdades EST, Secretaria Municipal de Educação (SME) de Canoas, 10 de Outubro de 2011.
Uma das colocações que o Coordenador Edson Portilho destacou é que "o negro e as escolas públicas ainda são vistos pela grande mídia pelo lado das negatividades. - Quando há violência a imprensa noticia e quando há fatos positivos como esta aula inaugural ela (a imprensa) não aparece e não veicula nada!"


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Na íntegra sobre Paulo Freire e a Comunicação

" Livro recoloca pensamento de Paulo Freire sobre comunicação

publicado em 15/09/2011

Por Reiko Miura

O livro "Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire", de Venício A. de Lima, será lançado no dia 19/9, às 19hs, na sessão solene de abertura do 1º Encontro Paulo Freire no Distrito Federal, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O livro será vendido no lançamento e na loja vitual (a partir da próxima semana).

Paulo Freire faria 90 anos em setembro de 2011 e para homenageá-lo, a Editora Fundação Perseu Abramo em co-edição com a Editora da UnB vai relançar o livro "Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire", escrito por Venício A. de Lima.

A partir da análise da obra de Paulo Freire e de muitas horas de conversa com o educador, Venício finalizou a sua tese de doutoramento, defendida em 1979 e que foi adaptada para a primeira edição do livro. Trinta anos depois, a obra é relançada revista e com nova introdução, apresentando a atualidade do pensamento daquele que é reconhecido como o mais importante educador brasileiro. A atualidade dos temas aos quais Freire se dedicava como o direito do cidadão à comunicação o coloca lado-a-lado com pensadores atuais.

No livro, Venício apresenta as ideias de Paulo Freire em quatro capítulos, nos quais são aboradados temas como o contexto social das ideias de Freire, o conceito de comunicação e cultura de Paulo Freire e a importância do educador para os estudos de comunicação.

Leia abaixo a entrevista com Venício A. de Lima:

Como nasceu sua amizade com Paulo Freire e como foram suas conversas com ele para a elaboração de sua tese?
Quando Paulo estava no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra fiz vários contatos com ele por carta. Em 1978, era estudante em Urbana, Illinois, e ele participou de um seminário na Universidade de Michigan. Fui lá e me encontrei pessoalmente com ele. Conversamos longamente durantes dois dias. Daí prá frente, até a sua morte em 1997, tive o privilégio de privar de sua amizade e de sua família. Fiquei, inclusive, muito amigo de Elza e, depois, de Nita, sua segunda esposa.

Poucos conhecem o pensamento de Paulo Freire sobre comunicação. Esse seria um dos motivos para a republicação de "Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire" 30 anos depois?
Com certeza. Paulo até hoje é sempre identificado apenas como educador, mas, na verdade, o seu pensamento é muito rico para várias areas do conhecimento, inclusive a comunicação. Creio que uma das razões pelas quais nos aproximamos foi exatamente essa: percebi antes de outros que ele tinha uma contribuição importante para os estudos de comunicação.

Como Paulo Freire - que não dissociava a cultura e a educação da política - entendia a comunicação?
Como uma relação dialógica entre sujeitos em torno do objeto de conhecimento. Só que essa afirmação tem que ser entendida no contexto do pensamento de Freire sobre a sociedade e, sobretudo, o papel do sujeito na transformação criativa das condições nas quais ele se insere socialmente. É isso que tento explicar no livro.

Você estudou a fundo a obra de Paulo Freire. De que forma ela vem influenciando educadores e comunicadores até os dias atuais no Brasil e no exterior?
Infelizmente, na área de comunicação sua influência é muito menor do que deveria ser. Esse ano mesmo, aqui no Brasil, comemora-se os 100 anos de McLuhan - um importante autor canadense - mas não se lembra dos 90 anos de Freire. Alguns "puristas" influentes, que irrealisticamente procuram um objeto específico para o estudo daquilo que entendem como comunicação, rejeitam Freire por acreditar que ele não é do mesmo campo de estudos.

Quais sentimentos afloraram em você ao rever a obra sobre Paulo Freire?
Revisando agora o texto de minha tese de doutorado, escrita na segunda metade da década de 70 do século passado, me dei conta de como Freire ainda é atual. O sentimento que me dá é de agradecimento pelo privilégio de tê-lo conhecido e estudado. Espero que a segunda edição do Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire possa recolocá-lo na agenda de discussão sobre a comunicação."

Professor Edson Portilho nos 50 Anos da Escola Guilherme de Almeida



Parabéns comunidade escolar da EEEM Guilherme de Almeida!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Coordenador Edson Portilho estará hoje no SuperPop com a apresentadora Luciana Gimenez


O Coordenador Edson Portilho, da 27ª CRE, estará hoje, 10, à partir das 22:15, sendo entrevistado pela apresentadora Luciana Gimenez, da RedeTV http://www.lucianagimenez.com.br/index.asp
no Programa SuperPop http://www.redetv.com.br/grade.aspx

Diversidade: - Aula Inaugural hoje do Curso de Extensão com a EST, SME de Canoas e 27ª CRE

"Boa tarde!
Chegamos ao final de uma etapa preparatória e estamos iniciando o Curso de Formação Continuada para professores. Curso amplamente discutido com a Comissão Permanente para a Educação e Diversidade e professores da Rede Estadual e Municipal de Canoas e a Faculdade EST. Na aula inaugural teremos um momento de trocas onde os professores e integrantes da Comissão Permanente para a Educação e Diversidade, poderão estar oferecendo aos participantes um poema, um doce, um mimo relacionado ao tema do curso. Temos a confirmação das escolas que ficarão responsáveis pela organização de uma exposição, e também integrantes da Comissão organizadora que estarão entregando a poesia Mãe Preta.

Local: Monte Castelo,340
Hora: 18:30 hs
Fone para maiores informações: 34760888 (c/ Prof Alexandre)


Aguardamos a presença de todos aqueles que construiram esta história.
Um abraço carinhoso.

Atenciosamente
Professora Sirlandia Gheller
Assessoria Pedagógica para a Diversidade

27ª Coordenadoria de Educação

Secretaria Municipal de Educação
"


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Últimas SEDUC/RS


Coordenador Edson Portilho apresenta o PRONATEC aos alunos da Escola Ruben Dario em Sapucaia do Sul


O Coordenador Edson Portilho apresentou hoje, 06. os diversos cursos oferecidos pelo Sistema S em Parceria com a SEDUC/RS aos alunos do Ensino Médio da Escola Ruben Dario, do Município de Sapucaia do Sul.

Sapucaia do Sul hoje pela manhã


Coordenador Edson Portilho recepcionou, 06, mais de 700 alunos no Centro Cultural, parte da manhã, para conhecer o PRONATEC e saber sobre cursos, vagas oferecidas na parceria da SEDUC/RS e Sistema S.

As escolas participantes do evento no Auditório Vanessa Ceconet foram o Guianuba, a Cecília Meireles, o Marcus Vinícius, o Vila Prado e o Rubem Dario, todas de Sapucaia do Sul, integrantes da Rede Pública Estadual de Ensino, 27ª CRE (Coordenadoria Regional de Ensino).

A empresa de ônibus da Real ofereceu o transporte gratuito até o local do evento facilitando o acesso de um maior número de interessados/as em inscreverem-se nos cursos oferecidos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Confraternização na Escola Nova Sociedade dia 3

Equipe liderada pelo Coordenador Edson Portilho realiza maratona de apresentações nas escolas sobre o PRONATEC


O Coordenador Edson Portilho, 27ª CRE, apresentou hoje, 5, em Esteio, o PRONATEC, no auditório da Colégio Estadual José Loureiro da Silva. Equipes da 27ª CRE estiveram em visitas também em diversas escolas realizando uma série de apresentações do PRONATEC.

O PRONATEC ( Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma parceria com o Sistema S e quer ampliar a democratização de acesso ao ensino profissionalizante tendo por público os alunos do Ensino Médio. Nesta fase estão sendo apresentados os cursos, tais como, Auxiliar de Costureiro (160 Horas), Desenhista de Moda (160 Horas), Operador de Fiação (160 Horas), Modelista (240 Horas), Operadora de Injetora e Extrusora de Plástico ( 200 Horas), Instalador Predial de Tubulações de Gás Combustível ( 160 Horas) e Instalador de Aquecedores Residenciais a Gás (160 Horas).

As vagas são limitadas e no caso de um número maior de inscritos que o número de vagas haverá suplente. O critério de seleção deverá ser por sorteio.

Curso de Qualificação no NTE - 27ª CRE


Encerramento hoje, 05, de Curso (60 horas) para os/as integrantes da 27ª CRE no NTE com a Professora Eliane Soares e Professora Alice Groll.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Defesa do Governo nos 45 anos da Protásio Diogo de Jesus



Dia 30 de Setembro, a comunidade da Escola Estadual Protásio Diogo de Jesus, comemorou na churrascaria Dom Camilo, os 45 anos de existência da Escola.
O Coordenador Edson Portilho, da 27ª CRE prestigiou o evento organizado pela Diretora Neiva Guardiola, defendendo a escola pública com qualidade e bons salários para os profissionais do ensino.

Feliz Aniversário na 27ª CRE



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Reunião da 27ª CRE na Escola Nova Sociedade com almoço de confraternização


Tendo por anfitrião o Sr. Coordenador Edson Portilho, ocorreu hoje 03, nas dependências da Escola Nova Sociedade, no município de Nova Santa Rita a reunião com os diretores das escolas que fazem parte de nossa Coordenadoria, 27ª CRE.

Enquanto representação do Sr. Secretário de Educação José Clóvis de Azevedo, o Sr. José Tadeu Almeida Rodrigues, Adjunto da Diretoria Geral, explanou a respeito dos projetos governamentais referentes a recuperação física das escolas, formação de professores e a perspectiva de melhores resultados na educação, tais como: ENEM, superação dos índices de evasão e repetência, que são metas a serem atingidas ao longo deste governo.

Ainda na fala do Sr. José Tadeu foi informado às novas mudanças curriculares do ensino médio, PRONATEC, além das novas parcerias com o Sistema ”S”.

A comunidade escolar apresentou um histórico das lutas pela terra, suas conquistas e dificuldades, além de uma dramatização feita por parte dos alunos e professores. Ao meio-dia foi servido o almoço com produtos orgânicos (livres de agrotóxicos) produzidos no local de modo cooperativado pelos moradores do acampamento de assentados do MST, Nova Sociedade.

No turno da tarde aconteceram as formações do Ensino Médio (Novo Currículo do Ensino Médio) e do Ensino Fundamental.

por Luiz Antônio Moura e Sérgio Carvalho

sábado, 1 de outubro de 2011

Novo Sistema de Avaliação

http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=3&ID=7525
Governo do Estado está concluindo, para publicação, a normatização que institui no Rio Grande do Sul o novo Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP) da Educação. A proposta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) parte do diagnóstico atual e visa garantir a todos uma educação de qualidade com cidadania. Na prática, a proposta extingue o Sistema de Avaliação do Estado do Rio Grande do Sul (SAERS) e institui o SEAP, que se caracteriza
pela avaliação de todo o sistema de educação – escolas, Coordenadorias Regionais de Educação e órgão central –, articulando-se com a trajetória dos alunos e com a avaliação de professores. A publicação até 15 de outubro permitirá que o SEAP seja o sistema utilizado para a avaliação do período 15 de outubro de 2011 a 14 de outubro de 2012.

Composto por oito cadernos orientadores, o Sistema de Avaliação se divide em três pilares: diagnóstico, análise institucional (escolas, CREs e Órgão Central) e análise de indivíduos. “No todo, a avaliação permitirá diferentes olhares sobre problemas e avanços da rede, possibilitando o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas, ações e projetos”, destaca o secretário da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo. Essas três etapas, de acordo com legislação específica, devem ser realizadas anualmente. O diagnóstico, na segunda quinzena de outubro; a avaliação institucional, entre outubro e dezembro; a avaliação individual, até 14 de outubro.

Avaliação institucional
Para avaliar escolas e Seduc (Coordenadorias e órgão central), o Sistema prevê oito dimensões (Gestão Institucional; ambiente físico; ambiente educativo de trabalho; organização e condições de trabalho; condições de acesso, permanência e sucesso da escola; formação inicial e continuada; prática pedagógica; e práticas de avaliação). As dimensões geram 80 indicadores e estes têm cinco descritores cada, num total de 400 descritores.

Avaliação individual
O novo decreto, além de extinguir o SAERS, altera o Decreto 34.823/93, no que se refere à promoção de professores e especialistas em educação por merecimento, cuja pontuação passa a ter centralidade na formação inicial e continuada (o sistema em vigência confere à formação 13,47% da pontuação; este índice, pela nova proposta, passa para 64,86%). O percurso individual contará com 20 indicadores, com cinco descritores cada, totalizando 100 descritores.

A secretária-adjunta da Seduc, Maria Eulalia Nascimento, destaca que os novos critérios para promoção de professores e especialistas visam estimular a qualificação dos membros do magistério e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de educação da rede estadual e valorizar profissionais que se destacam. “Professores e especialistas serão valorizados pela produção intelectual e reconhecimento público do trabalho, seja na atividade docente, seja em atividade de gestão”, explica Maria Eulalia.

Em relação aos alunos, a avaliação complementará o SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Ministério da Educação. A novidade fica por conta da aplicação de provas nas quatro áreas do conhecimento – linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Como a proposta prevê integração com o SAEB, serão aplicadas provas de acordo com a seguinte proposição:

Ensino Fundamental:
Provinha Brasil (SAEB) – alunos do 2º ano
Prova estadual – aplicada a alunos do 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos
Prova Brasil – 5º e 9º anos

Ensino Médio
Aplicação será por amostragem, a partir dos resultados do IDEB, também em complemento ao SAEB. Alunos das 1ª e 2ª séries farão a prova estadual, tendo como conteúdo as quatro áreas do conhecimento. Alunos da 3ª série fazem a prova federal, do SAEB (Língua Portuguesa e Matemática), e uma prova complementar estadual, com os conteúdos das ciências humanas e da natureza.