Ocorreu no dia 05/08 de 2011 a Formação Continuada da EJA, no Colégio Marechal Rondon, das 14:00 às 20:00 horas, com o objetivo de integrar os professores da EJA, discutir as políticas públicas da Secretaria Estadual de Educação para a área da EJA, e tirada de delegados para o Encontro Estadual que irá ocorrer entre setembro e outubro de 2011.
Nesta oportunidade, foi discutido temas relativos à Educação de Jovens e Adultos com vistas a subsidiar a reconstrução dos Projetos Políticos Pedagógicos e Planos de Estudos, em dois turnos de trabalho, tarde e noite.
Desta forma, destinamos discussões mais amplas para a tarde, e para o turno da noite, uma vez que esta foi a atividade que envolveu a totalidade de professoras/es que atuam na EJA, aprofundou-se os eixos. Para cada um dos eixos, foram selecionados aportes teóricos para desencadear o debate dos grupos, conforme segue:
EIXOS TEMÁTICOS |
EJA E MUNDO DO TRABALHO |
DIVERSIDADE DE SUJEITOS NA EJA |
EDUCAÇÃO POPULAR E EJA |
METODOLOGIA NA EJA |
CURRÍCULO NA EJA |
FORMAÇÃO CONTINUADA/EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA |
AVALIAÇÃO NA EJA |
Durante o turno da tarde, devido não ser o turno de trabalho de vários professores, e também por não conseguirem dispensa das escolas que são lotados no turno da tarde, a participação foi parcial, porém a participação dos professores foi produtiva nas atividades da noite, uma vez que todas as escolas estavam presentes.
SISTEMATIZAÇÃO DAS DISCUSSÕES REALIZADAS A PARTIR DOS EIXOS TEMÁTICOS DA EJA.
*A PRINCÍPIO, DEVIDO AO NÚMERO DE PARTICIPANTES, EM TORNO DE 70 PROFESSORES, FORAM DISCUTIDOS 5 (CINCO) DOS 7 (SETE) EIXOS TEMÁTICOS:
- DIVERSIDADE DE SUJEITOS NA EJA;
- METODOLOGIA NA EJA;
- CURRICULO NA EJA;
- FORMAÇÃO CONTINUADA/ EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA;
- AVALIAÇÃO NA EJA.
* A DINÂMICA USADA PARA A DISCUSSÃO FOI A SEGUINTE:
- dividiu-se os professores em cinco grupos conforme os eixos temáticos;
- entre os participantes foi escolhido um coordenador dos trabalhos do grupo;
- o grupo leu o texto base conforme eixo temático;
- após leitura, realizou-se uma discussão sobre o tema lido;
- cada integrante do grupo escreveu em uma cartolina uma palavra que simbolizou, na sua visão, a discussão sobre o tema discutido;
- em seguida reuniu-se as palavras escritas pelo grupo e tentou uni-las para formas uma frase ou parágrafo resumindo a discussão feita em torno do eixo temático;
- apresentação em grande grupo da frase ou parágrafo construído com as palavras escritas pelo grupo;
- um pequeno tempo para discussão e avaliação da dinâmica em grande grupo.
- o grupo leu o texto base conforme eixo temático;
- após leitura, realizou-se uma discussão sobre o tema lido;
- cada integrante do grupo escreveu em uma cartolina uma palavra que simbolizou, na sua visão, a discussão sobre o tema discutido;
- em seguida reuniu-se as palavras escritas pelo grupo e tentou uni-las para formas uma frase ou parágrafo resumindo a discussão feita em torno do eixo temático;
- apresentação em grande grupo da frase ou parágrafo construído com as palavras escritas pelo grupo;
- um pequeno tempo para discussão e avaliação da dinâmica em grande grupo.
SÍNTESE DE CADA EIXO:
GRUPO DA DIVERSIDADE DE SUJEITOS NA EJA
O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DAS IDENTIDADES DA EJA ACONTECERÁ NA MEDIDA EM QUE BUSQUEMOS, COM FLEXIBILIDADE, SUPORTE PARA A COMPREENSÃO DA REALIDADE. NESTA CONSTRUÇÃO HAVERÁ ESPAÇO PARA DESPERTAR A CURIOSIDADE, CRIANDO OPORTUNIDADES PARA QUE EXPRESSEM A PLURALIDADE DE CONHECIMENTOS, SUPERANDO AS SUAS VIVÊNCIAS COM SOLIDARIEDADE PARA A HUMANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
GRUPO DA METODOLOGIA NA EJA
A BUSCA DE UMA METODOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO REVOLUCIONÁRIA BASEIA-SE NO DIÁLOGO, AMOR, HUMILDADE, COMPROMISSO, ESPERANÇA, TROCA E CONFIANÇA.
O GRUPO DO CURRÍCULO NA EJA
PARA ELABORAR O CURRÍCULO NA EJA DEVE-SE PRIORIZAR O DIÁLOGO COM A PROBLEMATIZAÇÃO CRÍTICA DA REALIDADE CONSTRUINDO ASSIM O CONHECIMANTO A PARTIR DE TEMA GERADOR E SEUS EIXOS TEMÁTICOS, O QUAL ACARRETA UMA TRANSFORMAÇÃO DO PROCESSO SOCIAL VISANDO A HUMANIZAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS.
O GRUPO DA FORMAÇÃO CONTINUADA/ EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA
ADQUIRIR NOVAS COMPETÊNCIAS PARA SE CHEGAR A NOVAS APRENDIZAGENS ENVOLVE: VIVÊNCIA, ATITUDE, PERSEVERANÇA, CRESCIMENTO, COMPETÊNCIA, HABILIDADE, SABEDORIA E CONHECIMENTO.
O GRUPO DA AVALIAÇÃO NA EJA
A AVALIAÇÃO É UM TODO DE AÇÕES/INSTRUMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, TENDO O EDUCADOR COMO MEDIADOR PARA MELHORES RESULTADOS NA APRENDIZAGEM, ENVOLVENDO SOLIDARIEDADE, COMPEIXÃO E ATO AMOROSO.
Nossa região conta atualmente
PLANILHA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
27ª CRE – CANOAS – RS
ESCOLAS COM EJA | TOTALIDADES |
E E E M GUARANI | T – 7, 8, 9 |
E E E F AUGUSTO SEVER | T – 3, 4, 5, 6 |
E E E F CANOAS | T – 1, 2, 3, 4 ,5, 6 |
E E ESP BRIG. NEY GOMES DA SILVA | T – 1 |
E E E M CAETANO G. DA SILVA | T - 7, 8, 9 |
E E ESP PADRE REUS | T –1, 2, 3 |
E E E M NOVA SOCIEDADE | T- 4, 5, 6 |
E E E F ANTONINA RAMIRES | T- 1,2 |
Cabe ainda registrar o desejo de Escolas de Ensino Médio em implantar a modalidade EJA em Canoas, a saber:
E.E.E. Médio Cônego José Leão Hartmann (em processo de abertura) – Bairro Guajuviras;
Colégio Miguel Lampart (que já ofertava e agora quer voltar a ofertar) – Bairro São José.
Luis Carlos Spessatto
Departamento Pedagógico
Assessoria da Educação de Jovens e Adultos