sexta-feira, 12 de agosto de 2011

II GINCANA DO SPE: Escola Augusto Severo com destacada participação!

Colaboração na 27ª CRE para estes informes:
Prof Luiz Spessato - Pedagógico
Professora Eliane Cardoso Vieira - Pedagógico
Prof Luiz antonio do Nascimento Moura
- Mídias Alternativas e Redes Sociais - Pedagógico
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Augusto Severo ficou em 1º lugar na II Gincana do SPE (Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas), que ocorreu no Centro Olímpico de Canoas,  entre 10 escolas participantes da rede estadual e municipal, e a Escola Estadual Vasco da Gama foi contemplada com o 4º lugar.
Segundo a Professora Eliana Cardoso Vieira, do Setor Pedagógico na área da Saúde Escolar, a integração das esferas municipal e estadual é indispensável para garantir a sintonia de projetos e ações desenvolvidos nas escolas e unidades básicas de saúde, qualificando ações e promoção à saúde do adolescente.  
Neste evento ocorreu solenidade oficial de implantação no município de Canoas da Caderneta de Saúde do Adolescente, onde foram entregues exemplares da caderneta aos professores e alunos participantes do SPE.
A implantação do Caderneta de Saúde do Adolescente ocorreu após uma trabalho desenvolvido ao longo do 1º semestre, envolvendo professores multiplicadores, professores de ciências e técnicos da saúde, numa estratégia que visa garantir a adequada utilização pelos adolescentes deste valioso material de saúde.
Cabe salientar que a caderneta fornecida pelo Ministério da Saúde foi elaborada com a participação de adolescentes, usando uma linguagem que se identifica muito com o adolscente.

CADERNETA DA SAÚDE DO ADOLESCENTE
      CADERNETA DAS MENINAS                  CADERNETA DOS MENINOS





Saiu no Site da Prefeitura



Escola Augusto Severo

é campeã da II Gincana Saúde e Prevenção nas Escolas

(do site da Prefeitura Municipal de Canoas na íntegra)


Dia movimentado para mais de uma centena de adolescentes, que participaram nesta quinta-feira, 11, da II Gincana Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) em defesa da vida. A atividade envolveu estudantes de 10 escolas públicas de Canoas (7 municipais e 3 estaduais), no Centro Olímpico Municipal.

Para chegar ao posto de campeão da disputa, as turmas realizaram uma série de atividades, todas com foco em mensagens de cuidados com a saúde, e dicas sobre DSTs. O objetivo é de que os jovens tornem-se multiplicadores e contribuam para um desenvolvimento sadio em suas comunidades.

O resultado foi anunciado às 16 horas. Com muita euforia, os representantes da escola Estadual Augusto Severo ouviram que sua escola era a campeã da disputa. Troféu e medalhas completavam a alegria dos jovens. A professora Mara Ramos, que acompanhava a turma, formada por alunos da 6ª, 7ª e 8ª série, agradeceu a oportunidade de a escola ter sido uma das participantes do evento.

Confira a classificação final da gincana:

1º Lugar – Escola Estadual Augusto Severo

2º Lugar – Escola Municipal João Paulo I

3º Lugar – Escola Municipal Rio de Janeiro

4º Lugar – Escola Estadual Vasco da Gama

5º Lugar – Escola Municipal Nancy Pansera

Também participaram as escolas Monteiro Lobato, Paulo VI, Vitória, Marechal Rondon e Protásio Diogo de Jesus.
GINCANA

O SPE é um projeto dos Ministérios da Saúde e Educação em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A proposta do projeto é realizar ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens, articulando os setores de saúde e de educação. Com isso, espera-se contribuir para a redução da infecção pelo HIV/DST e dos índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência (ou juvenil), na população de 10 a 24 anos.

No município, o SPE foi implantado em 2007 e suas ações passaram a ocorrer em 2009, numa ação conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, através da formação de Multiplicadores de Prevenção entre professores e alunos das Escolas Públicas. A gincana surgiu como forma de praticar os conhecimentos dos multiplicadores, além de promover a integração entre os mesmos.

Para a II Gincana, SMS conta com a parceria da 27ª CRE, Coordenadoria da Juventude e o apoio da Medicallis Farmácia de Manipulação e Água Mineral Itati.

Jesiel B. Saldanha / Luciane Amaral
18:31 - quinta-feira, 11 de agosto de 2011