terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Secretário de Educação/RS anunciou hoje concurso para o magistério estadual com 10 mil vagas


Durante o encontro de Coordenadorias, 09,  Salão Paulo Freire, Centro Administrativo, o Secretário de Educação, Dr. Professor Zé Clóvis, também comentou que há uma tendência de unificação dos pedagógicos da SUEPRO e SEDUC em função da possibilidade do Ensino Médio vir sendo oferecido como curso profissionalizante.

Colocou que haverá melhorias no Plano de carreira sem a chamada meritocracia que leva a disputas e competições diante de prêmios. O que será feito é o aperfeiçoamento do Plano atual com melhores critérios descritores e indicadores onde os professores possam ficar mais envolvidos e estimulados em cuidar da carreira. Disse que será feito concurso público para o magistério este ano com dez mil vagas, podendo ainda ser chamados mais professores conforme a necessidade administrativa e, para o ano que vem, para funcionários de escolas.

Diversos itens foram debatidos para que o Edital do Concurso a ser realizado seja também um avanço em relação aos concursos anteriores, sendo um destes itens debatidos, a abertura para profissionais enfermeiros, médicos, dentistas, tecnólogos, com formação para estar em sala de aula, bem como para os profissionais formados pelo Curso de Normalistas para 1º e 2º anos nas fases de alfabetização e letramento.

Outro item inovador será a Educação Física oferecida aos anos iniciais. Os candidatos/as do 1º ao 5º ano deverão ter formação em Pedagogia e as inscrições para o concurso será realizada via internet.
O Coordenador Edson Portilho (27ª CRE)  participou do encontro e fez uso da palavra levantando questões à partir do que foi discutido na Região de Canoas que foram contempladas nos debates.
Outro ponto importante da pauta tratava sobre a Legalidade que no dia 23, parte da tarde, no Salão Dante Barone, ocorrerá um Painel com a participação do Dr. Professor Zé Clóvis, Lauro Hagmann e, possivelmente, o Dr. Carlos Araújo e, foi proposto ainda que a 27ª CRE apóie na mobilização e divulgação do evento.

Os alunos também terão participação efetiva na mobilização entorno do tema Legalidade. Além do Painel, está sendo organizado um livro, com previsão de lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre, em 04 de novembro.

Os participantes deste livro serão alunos eleitos com seus trabalhos sobre o tema Legalidade a cada 25 escolas com prazo de término até o dia 25 deste mês.

O Censo Escolar deverá ser fechado até o dia 12 de agosto e a Prova Brasil que também é censitária para a 4ª S ou 5º Ano e 8ª S ou 9º ano do Ensino Fundamental, ocorrerá nos dias 07 e 18 de novembro. Na prova de alfabetização ( Provinha Brasil), 2º semestre a novidade será a avaliação de matemática.