Por volta das 14h30min do dia 30 de Novembro de 2011 um vendaval atingiu a região causando muitos transtornos e prejuízos para a população. Árvores foram arrancadas pelas fortes rajadas de vento, postes e fios das redes condutoras de energia foram danificados e milhares de pessoas ficaram sem água, sem telefone e celular e sem energia durante horas. Até o trem metropolitano parou de funcionar e naquele momento as escolas estavam com o turno tarde inteiro em sala de aula. Foram aproximadamente 20 minutos de tufões intensos que derrubaram o muro da EEEM Maria Sirley Vargas Ferras, abalou com a estrutura do telhado sacudindo e quebrando algumas telhas na Escola Jardim Planalto, que também sofreu com enxurrada da rua para o pátio interno da escola. Já na Escola Santa Rita uma parte inteira do telhado teve as telhas de canaletões completamente destruídas.
O Coordenador Edson Portilho, da 27ª CRE, monitorava e passava instruções para as direções escolares enquanto foi possível a comunicação devido às condições dadas e o prédio da Coordenadoria também foi atingido por falta de energia seguida de queda nas linhas de telefone.
Passado o temporal, o Coordenador Edson Portilho foi visitar e ouvir os relatos das comunidades atingidas e executou os devidos encaminhamentos às demandas surgidas pelo efeito do fenômeno, principalmente para estas três escolas mais atingidas, entre as 79 da Rede como um todo, região de Canoas (27ª CRE).