O Coordenador Edson Portilho, 27ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), e equipe da Coordenadoria, participaram emocionadas da apresentação do Auto de Natal com Presépio Vivo pelos alunos, pais e professores da Escola Brigadeiro Ney Gomes, hoje, 16, às 16 horas, em Canoas.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Ney Gomes, com atendimento pedagógico especial, apresentou um Auto de Natal contando a História do nascimento do Menino Jesus, da tradição natalina a partir de São Francisco de Assis até sua popularização com os Jesuítas no Brasil. Com a chegada também do papai-noel, coreografias com música e dança da cultura gauchesca foi apresentada em encenação diante do presépio vivo. Então, o presépio foi sendo construído na passagem de personagens ao longo da narrativa.
O menino Jesus chegou aos braços de um anjo até a manjedoura, com José e Maria. Os Reis Magos trouxeram presentes e no final todos dançaram, cantaram e deram-se as mãos na confraternização embalada pelo Auto de Natal organizado e encenado pelos alunos, pais e professores da comunidade escolar da Ney Gomes.
O Coordenador da 27ª CRE também participou das apresentações sendo aplaudido pelos pais e platéia em geral que estavam assistindo ao Auto de Natal.
O evento contou com a parceria do Rotary Clube e diversos padrinhos da cidade colaboraram para com os presentes e nenhuma das crianças ficou sem receber do papai-noel o seu presente, para felicidade de todos.
O Presépio Vivo é uma das formas de manifestações da cultura popular. No caso da produção cultural levada a cabo pela Escola Brigadeiro Ney Gomes, tendo na direção a Professora Iara Maria Pereira Jacom, o Auto de Natal realizou um insigth relativo ao Rio Grande do Sul representado com expressões de danças e trajes típicos do universo cultural gauchesco e, o Papai-Noel, enquanto expressão da atualidade na distribuição dos presentes para todos também enquanto ideal de mundo.
Recorte in passan sobre o auto de natal.
1º Ato:
- Maria recebe a notícia do anjo Gabriel.
2º Ato:
- José e Maria são excluídos das pousadas e não encontram acolhidas na cidade.
3º Ato:
- Na periferia da cidade onde não foram acolhidos, José e Maria encontram uma simples Manjedoura, onde nasceu o Menino Jesus.
4º Ato:
- Nasceu Jesus! Uma estrela guia os Reis Magos de diferentes partes do mundo para levar presentes ao Menino.
5º Ato:
- Os Reis Magos levam presentes até a Manjedoura onde nasceu o Menino Jesus!
Finalização:
Todos os artistas e público da platéia cantam de mãos dadas pedindo para o ano de 2012 Paz no coração!