sábado, 26 de março de 2011

Projeto um computador por aluno (UCA)

Nesta Sexta- Feira, 04/03, o coordenador da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, iniciou uma maratona de visitas pelas escolas da rede pública estadual da região de Canoas, que envolve os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Nova Santa Rita, Triunfo e Canoas, propriamente dito.

As escolas visitadas foram a Miguel Gustavo, na cidade de Sapucaia do Sul e a Escola de Ensino Médio Bernardo Vieira de Mello, Esteio, sendo que na Miguel Gustavo, que foi sua escola na infância, foi-lhe apresentado o andamento do Projeto UCA (Um Computador por Aluno).


Segundo a Técnica do NTE, Eliane Soares, que acompanhou na Visita, juntamente da coordenação de projetos pedagógicos, professora Lúcia Barcelos, o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) tem a finalidade de promover a inclusão digital. Envolve um repensar a educação com uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Abrange a modalidade de ensino “um por um”, um laptop por aluno na sala de aula.
O projeto inicial, OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, em Janeiro de 2005. Em Junho deste ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o Presidente Lula e expor a idéia com detalhes. O Presidente não só aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.

O Projeto Piloto iniciou no ano de 2007 com experimentos em cinco escolas públicas, visando avaliar o uso de equipamentos portáteis por alunos em sala de aula.

Para a fase dos experimentos, chamados de pré-pilotos, três fabricantes de equipamentos doaram ao Governo Federal três modelos de laptops. A Intel doou o modelo classmate para as escolas de Palmas/TO e Piraí/RJ. A OLPC doou o modelo XO para as escolas de Porto Alegre/RS e São Paulo/SP. A empresa Indiana Encore doou o modelo Mobilis para escola de Brasília/DF.

O processo de formação ocorre em três níveis ou ações e envolve, além das escolas participantes, as universidades (IES), Secretarias de Educação (SE) e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). A formação tem caráter semipresencial e é dividida em módulos, abrangendo as dimensões teórica, tecnológica e pedagógica.

Em 2010, o UCA entrou em sua fase 2, denominada Piloto. Esta etapa abrangeu cerca de 300 escolas públicas pertencentes às redes de ensino estaduais e municipais. Na Rede Estadual, pertencente a 27ª CRE, foi selecionada uma escola, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Gustavo, situada na cidade de Sapucaia do Sul.

A escola recebeu leptops no início do ano de 2010. Em julho foi dada a formação pela Equipe LEC-UFRGS sob coordenação da professora Léa Fagundes. Em Agosto o NTE iniciou a formação de professores na escola com a colaboração do Professor Daniel, representante da UNISINOS.

Em outubro de 2010, foi a vez dos alunos receberem os laptops, sendo um momento ímpar na Escola. Este ano o NTE retomou a formação de professores ainda em fevereiro e os alunos já iniciaram em março usando este novo recurso que vem ampliar possibilidades de ensino aprendizagem na escola.

Hoje, dia 04/03/2011 a escola recebeu a visita do Coordenador Regional, Professor Edson Portilho que também estudou nesta escola e reside na comunidade; a coordenadora pedagógica, Professora Lúcia Barcelos, Professora Eliane Soares, Coordenadora e multiplicadora do NTE, representando a 27ª CRE, desejando aos alunos e equipe docente um ótimo início de Ano Letivo além de conhecer o UCA. As imagens, vídeo, fotografias são do Professor Luiz Antônio do Nascimento Moura que está montando vídeos para veiculação nas médias alternativas e para exibições a serem realizadas em outras escolas, oficinas e reuniões pedagógicas, sendo que, este tipo de prática de visitas será como um hábito da Coordenadoria que pretende uma aproximação mais efetiva junto das escolas.


.