sábado, 26 de março de 2011

Alunos do Guilherme de Almeida recebem coordenador Edson Portilho em aula




Turma com o Projeto Segundo Tempo - Gov Federal

Dia 25 pela parte da manhã o coordenador Edson Portilho visitou diversas turmas do Colégio Estadual Guilherme de Almeida, na Vila Cerne, Canoas.
Durante a visita, a diretora Maria Helena conduziu o coordenador até a cozinha onde havia sido preparado pelos funcionários um bolo de fubá com mel e chocolate que foi degustado.


Após a degustação foram realizadas diversas interações em sala de aula com diferentes turmas. Através de dinâmicas articuladas pelo professor Edson os alunos foram levados a refletir sobre diferentes temáticas, desde a importância da escola e do processo educacional até ao centro da questão educacional que é o objetivo da promoção da pessoa com ascensão social.

Coordenador aplica dinâmica


Aos alunos do 3º ano disse que há duas formas de subir na vida. Uma delas é mais rápida, muitas vezes aparentemente mais atrativa, mais cômoda... “é como se fosse um elevador” (sic) e, a outra, seria como se fosse uma escada, “... é mais trabalhosa, mais demorada, é mais difícil este percurso de ser construído, até seu topo ser alcançado.”


Projeto Jornal em Sala de Aula - Jornal Diário de Canoas

Com esta metáfora o professor foi aconselhando os jovens para afastarem-se daquelas coisas fáceis, das situações que podem acarretar riscos e em perigos para suas vidas. Por outro lado disse, que ser do 3º ano é fazer parte de um longo e trabalhoso percurso realizado pela comunidade que está sendo representada pela turma que é uma elite. Argumentou ainda sobre a importância das cotas para o acesso de alunos negros, indígenas e brancos, enfim, de todas as etnias e a diversidade cultural daqueles que compõem a escola pública, sendo o ENEM e o POUNI, fundamentais para o acesso dos filhos dos trabalhadores ao nível superior de ensino.


Turma do 3º Ano - A Importância do ENEM e PROUNI

Afirmou também que antigamente apenas uma pequena parcela, os filhos dos ricos e geralmente da classe média bem sucedida chegavam até a universidade pública, como por exemplo, a UFRGS e, agora, nós estamos invertendo esta lógica graças às cotas, que, são políticas públicas compensatórias para atender os setores historicamente excluídos, que não podiam pagar cursinhos nem universidades particulares naquele falso jogo de um darwinismo social e, agora chegam ao curso superior gratuito. Confirmando que estamos certos em aperfeiçoar os mecanismos do ENEM e do PROUNI.


Visita do Coordenador Edson Portilho a Escola

Ao final da visita o coordenador observou um eucalipto que está nas proximidades da escola oferecendo risco devido seu porte e a proximidade com a rede de energia elétrica de alta tensão. Já no pátio da escola, uma figueira centenária que está com alguns troncos apodrecidos e ramificados até o telhado do prédio escolar, causando entupimento no escoamento d’água da chuva, no que a diretora Maria Helena solicitou providências que serão devidamente encaminhadas para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.








.