Apresentações de Karatê e Dança por parte dos alunos e apresentação de um vídeo com imagens sobre diversidade etno-racial, marcaram o encontro do Coordenador Edson Portilho, ontem a noite,30, com os alunos do Colégio Estadual Tereza Francescutti.
As oficinas de Dança e Karatê são parte de uma série de outras oficinas que ocorrem na escola durante o Mais Educação e também envolvendo a Escola Aberta, tanto no sábado , quanto no domingo, que é quando a Escola abre seus portões para acolher a comunidade, em especial os jóvens, dirigidos nas oficinas, em particular, por uma maioria de ex-alunos da escola que agora já estão na Universidade. Boa parte destes alunos conseguiram o ingresso por vias do ENEM e PROUNI, que tem sido uma das temáticas do Coordenador Edson Portilho , no sentido de incentivar a juventude a se interessar cada vez mais pelo mundo educacional. Aguarde mais informes sobre este encontro com fotografia e um vídeo que será editado em parceria com a Professora Sirlândia que colaborou na cobertura deste evento e fotos do Professor Chico, da Escola Tereza Francescutti, também envolvido no registro do evento, além de organismos da imprensa, tipo Jornal da Mathias e o Jornal Diário de Canoas.
Hoje, estarei na Escola Tereza Francescutti, Bairro Mathias Velho, para uma visita e também para conversar com a juventude e demais integrantes da Comunidade Escolar, sendo um dos temas o ENEM e o PROUNI.
Acompanhe aqui fotos, vídeos e textos informativos desta prática que está tornando-se rotineira para a Coordenadoria da 27ª CRE.
Nesta Sexta- Feira, 04/03, o coordenador da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, iniciou uma maratona de visitas pelas escolas da rede pública estadual da região de Canoas, que envolve os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Nova Santa Rita, Triunfo e Canoas, propriamente dito.
As escolas visitadas foram a Miguel Gustavo, na cidade de Sapucaia do Sul e a Escola de Ensino Médio Bernardo Vieira de Mello, Esteio, sendo que na Miguel Gustavo, que foi sua escola na infância, foi-lhe apresentado o andamento do Projeto UCA (Um Computador por Aluno).
Segundo a Técnica do NTE, Eliane Soares, que acompanhou na Visita, juntamente da coordenação de projetos pedagógicos, professora Lúcia Barcelos, o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) tem a finalidade de promover a inclusão digital. Envolve um repensar a educação com uso de novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Abrange a modalidade de ensino “um por um”, um laptop por aluno na sala de aula.
O projeto inicial, OLPC foi apresentado ao governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos – Suíça, em Janeiro de 2005. Em Junho deste ano, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vieram ao Brasil especialmente para conversar com o Presidente Lula e expor a idéia com detalhes. O Presidente não só aceitou, como instituiu um grupo interministerial para avaliá-la e apresentar um relatório.
O Projeto Piloto iniciou no ano de 2007 com experimentos em cinco escolas públicas, visando avaliar o uso de equipamentos portáteis por alunos em sala de aula.
Para a fase dos experimentos, chamados de pré-pilotos, três fabricantes de equipamentos doaram ao Governo Federal três modelos de laptops. A Intel doou o modelo classmate para as escolas de Palmas/TO e Piraí/RJ. A OLPC doou o modelo XO para as escolas de Porto Alegre/RS e São Paulo/SP. A empresa Indiana Encore doou o modelo Mobilis para escola de Brasília/DF.
O processo de formação ocorre em três níveis ou ações e envolve, além das escolas participantes, as universidades (IES), Secretarias de Educação (SE) e os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE). A formação tem caráter semipresencial e é dividida em módulos, abrangendo as dimensões teórica, tecnológica e pedagógica.
Em 2010, o UCA entrou em sua fase 2, denominada Piloto. Esta etapa abrangeu cerca de 300 escolas públicas pertencentes às redes de ensino estaduais e municipais. Na Rede Estadual, pertencente a 27ª CRE, foi selecionada uma escola, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Miguel Gustavo, situada na cidade de Sapucaia do Sul.
A escola recebeu leptops no início do ano de 2010. Em julho foi dada a formação pela Equipe LEC-UFRGS sob coordenação da professora Léa Fagundes. Em Agosto o NTE iniciou a formação de professores na escola com a colaboração do Professor Daniel, representante da UNISINOS.
Em outubro de 2010, foi a vez dos alunos receberem os laptops, sendo um momento ímpar na Escola. Este ano o NTE retomou a formação de professores ainda em fevereiro e os alunos já iniciaram em março usando este novo recurso que vem ampliar possibilidades de ensino aprendizagem na escola.
Hoje, dia 04/03/2011 a escola recebeu a visita do Coordenador Regional, Professor Edson Portilho que também estudou nesta escola e reside na comunidade; a coordenadora pedagógica, Professora Lúcia Barcelos, Professora Eliane Soares, Coordenadora e multiplicadora do NTE, representando a 27ª CRE, desejando aos alunos e equipe docente um ótimo início de Ano Letivo além de conhecer o UCA. As imagens, vídeo, fotografias são do Professor Luiz Antônio do Nascimento Moura que está montando vídeos para veiculação nas médias alternativas e para exibições a serem realizadas em outras escolas, oficinas e reuniões pedagógicas, sendo que, este tipo de prática de visitas será como um hábito da Coordenadoria que pretende uma aproximação mais efetiva junto das escolas.
A 27ª CRE promoveu, nesta segunda-feira dia 21 de março um momento de reflexão a respeito do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial e Xenofobia. Professores e alunos da Escola Estadual Guilherme de Almeida de Canoas também participaram deste ato. A Coordenadoria foi toda ornamentada com cartazes elaborados pela organizadora do evento, professora Laura Longarai que atua no Setor Pedagógico desta casa. Os alunos distribuíram mensagens e rapadurinha de leite à todos os funcionários da CRE, também cantaram e apresentaram uma dança religiosa da cultura afro. Vejam o vídeo desta dança no seguinte endreço:
O hábito adotado pelo coordenador Edson Portilho, de todos os dias ir até as escolas e interagir diretamente com o alunado em sala de aula, vem chamando a atenção de jornalistas. Sexta feira, 25, 16.30 h, o Gabinete do coordenador recebeu a visita do Jornalista Emerson Vasconcelos, do Jornal O Timoneiro, que é um veículo histórico e muito bem posicionado com produção de conteúdos privilegiando a esfera local, Município de Canoas.
A direção do Colégio Estadual Cônego José Leão Hartmann, representada pela professora Rosane Zimmer entregou na 27ª Coordenadoria Regional de Educação, sexta, 25, 16 horas, uma solicitação de abertura de curso normal para educadoras populares na escola que fica situada no Bairro Guajuviras, Canoas, Território de Paz.
Na ocasião a direção da escola comunicou aos presentes que a professora Rosane Zimmer está fazendo parte do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Sócias/RS (CEDES/RS) que é um órgão ligado ao Governo Tarso Genro.
Uma das características desta escola é o trabalho com dinâmicas envolvendo mandalas, como foi demonstrado em exercício para aula inaugural de início do ano letivo/2011, tendo por meta uma elevação e preparo espiritual, no sentido de buscar harmonia entre o corpo e a mente, para uma vivência e qualidade de vida com maior elevação e boas energias, segundo a crença na filosofia dos saberes orientais.
Dia 25 pela parte da manhã o coordenador Edson Portilho visitou diversas turmas do Colégio Estadual Guilherme de Almeida, na Vila Cerne, Canoas.
Durante a visita, a diretora Maria Helena conduziu o coordenador até a cozinha onde havia sido preparado pelos funcionários um bolo de fubá com mel e chocolate que foi degustado.
Após a degustação foram realizadas diversas interações em sala de aula com diferentes turmas. Através de dinâmicas articuladas pelo professor Edson os alunos foram levados a refletir sobre diferentes temáticas, desde a importância da escola e do processo educacional até ao centro da questão educacional que é o objetivo da promoção da pessoa com ascensão social.
Coordenador aplica dinâmica
Aos alunos do 3º ano disse que há duas formas de subir na vida. Uma delas é mais rápida, muitas vezes aparentemente mais atrativa, mais cômoda... “é como se fosse um elevador” (sic) e, a outra, seria como se fosse uma escada, “... é mais trabalhosa, mais demorada, é mais difícil este percurso de ser construído, até seu topo ser alcançado.”
Projeto Jornal em Sala de Aula - Jornal Diário de Canoas
Com esta metáfora o professor foi aconselhando os jovens para afastarem-se daquelas coisas fáceis, das situações que podem acarretar riscos e em perigos para suas vidas. Por outro lado disse, que ser do 3º ano é fazer parte de um longo e trabalhoso percurso realizado pela comunidade que está sendo representada pela turma que é uma elite. Argumentou ainda sobre a importância das cotas para o acesso de alunos negros, indígenas e brancos, enfim, de todas as etnias e a diversidade cultural daqueles que compõem a escola pública, sendo o ENEM e o POUNI, fundamentais para o acesso dos filhos dos trabalhadores ao nível superior de ensino.
Turmado3º Ano - A Importância do ENEM e PROUNI
Afirmou também que antigamente apenas uma pequena parcela, os filhos dos ricos e geralmente da classe média bem sucedida chegavam até a universidade pública, como por exemplo, a UFRGS e, agora, nós estamos invertendo esta lógica graças às cotas, que, são políticas públicas compensatórias para atender os setores historicamente excluídos, que não podiam pagar cursinhos nem universidades particulares naquele falso jogo de um darwinismo social e, agora chegam ao curso superior gratuito. Confirmando que estamos certos em aperfeiçoar os mecanismos do ENEM e do PROUNI.
Visita do Coordenador Edson Portilho a Escola
Ao final da visita o coordenador observou um eucalipto que está nas proximidades da escola oferecendo risco devido seu porte e a proximidade com a rede de energia elétrica de alta tensão. Já no pátio da escola, uma figueira centenária que está com alguns troncos apodrecidos e ramificados até o telhado do prédio escolar, causando entupimento no escoamento d’água da chuva, no que a diretora Maria Helena solicitou providências que serão devidamente encaminhadas para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O Coordenador Edson Portilho da 27ª CRE visitou na manhã do dia 24 de março o Instituto Estadual de Educação Dr Carlos Chagas, Bairro Niterói, Canoas, quando palestrou em grande aula para alunas do curso de magistério.
Durante a preleção o Coordenador destacou a importância social dos profissionais da área do magistério frisando que este é um dos cursos de sua base formativa. É um dos cursos de maior relevância devido ao fato que para o aluno, muitas vezes, ele vai refletir-se na figura de seu professor, de sua professora que podem servir para suas vidas, pois, os professores, os bons professores são justamente aqueles que vão além dos conteúdos decorados, para mais além daquelas provas de marcar um “x”, sendo os bons profissionais, aqueles que educam para a vida.
O Diretor do Instituto é o professor Marcos Antonio da Rosa. A localização do Instituto é no Bairro Niterói. Atualmente o Instituto conta com um número de 1598 alunos (as) matriculados(as) sendo, 405 deste total, no curso de magistério. O Curso de Magistério engloba o curso normal e também o aproveitamento.
O Curso de Magistério no Instituto Dr Carlos Chagas é o único da modalidade oferecido pela escola pública em Canoas e a outra escola da rede de ensino vinculada a 27ª CRE que oferece curso na área do magistério é o Colégio Rubem Dario, em Sapucaia do Sul.
Durante esta semana parte da agenda do coordenador Edson Portilho da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, destinou-se para visitas em escolas da Rede Pública Estadual. A Rede Estadual é composta de 79 escolas, sendo 36 em Canoas, 12 em Esteio, 20 em Sapucaia do Sul, 3 em Nova Santa Rita e 8 em Triunfo, de um total de 79 Escolas. Várias destas escolas passaram a contar sistematicamente com a visita do Coordenador que objetiva manter o hábito de contato direto com a comunidade escolar e particularmente com o alunado, com as crianças e a juventude.
Na Escola Antonina Ramires da Silveira, localizada próximo ao Morro do Chapéu, Sapucaia do Sul, 23, os moradores celebraram pela implantação de uma turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na ocasião foram apresentados cânticos com a performance do professor Juliano Ivankio, recitadas poesias de autoria das alunas Taís e Natália e servidas bebidas e comidas em demonstração de contentamento da comunidade pela ampliação da escola. A diretora Edilene Zavalik fez uso da palavra informando que duas turmas do EJA foram abertas inicialmente, contemplando 25 moradores do entorno escolar que compreende parte da Zona Rural do Município de Sapucaia do Sul, entre os Bairros Costa do Morro e Novo Horizonte.
A escola funciona também no diurno com 120 alunos distribuídos entre o 1º e o 6º ano. É uma escola fundada no ano de 1962 e somente agora ganhou ampliação. As duas turmas do EJA já estão abrigando 25 alunos.
O Sr Aristeu, membro da comunidade, pai de alunos e novo integrante das turmas do EJA, destacou a importância da ampliação da escola para a comunidade que é a única a oferecer a possibilidade de estudos. Disse que é importante uma escola naquela zona distante do centro por ser uma zona rural do município.
A Coordenadora de Projetos Pedagógicos, Lúcia Barcellos, colocou o Departamento de Projetos da 27ª CRE a inteira disposição da Escola e o Coordenador Edson Portilho pontuou que a comunidade deve continuar lutando e se organizando junto das demandas da escola e Região.
A comunidade levantou, no decorrer do evento, que a estrada que passa em frente a escola foi construída sem o devido espaço de acostamento e, por isso, uma das reivindicações da comunidade é pela segurança dos transeuntes pois, com a estrada estreita pela falta do acostamento as crianças ficam expostas ao trânsito e também os alunos do EJA (noturno) passam a correr riscos.
O Coordenador Edson Portilho disse ainda que a efetivação do EJA deva ser motivo de muito orgulho para a comunidade, pois, com isto, valoriza-se a pessoa e, as pessoas valorizadas mudam muitos aspectos em suas relações sociais que, por sua vez, no ambiente escolar, resultam em auto-estima e melhoria das sensações naquilo que diz respeito aos ganhos em qualidade de vida quando, após longos anos de ausência na escola, a pessoa volta a estudar, como está acontecendo aqui na Escola Antonina.