Mais de 700 pessoas estiveram reunidas na Câmara Municipal de Esteio em Audiência pública para tratar sobre a implantação de Escola Técnica e cursos vinculados ao Ensino Médio, de caráter Profissionalizante. Entre os presentes também estiveram mobilizados diversas organizações de associações de moradores, coletivos culturais, estudantes, pais, professores, o CDL , a ACISE, o SINDIPETRO, o SINDIMETALÚRGICOS, Coordenadoria Regional de educação lideranças e representações políticas da região, a 27ª sob Coordenação do Professor Edson Portilho, o Prefeito Gilmar Rinaldi e o Deputado Federal Ronaldo Zulke.
Segundo o Vereador Léo Dahmer, integrante do Grupo de Trabalho Pró-Escola Técnica, Esteio conta com uma população de mais de 30 mil jovens, de um total populacional estimado em 80 mil pessoas e possui apenas um Curso Técnico de Administração no Colégio Augusto Mayer, tendo na cidade o equivalente a 3.000 alunos e uma média de concluintes do Ensino Médio de 800 alunos ao ano.
Além disso, um novo parque industrial está sendo instalado na cidade próximo ao Parque da Expointer e a empresa Betanin , e os lotes já estarão sendo ocupados em breve por estas empresas que demandam Mão de obra Especializada por parte da qualificação que poderá ser oportunizada pelo Ensino Técnico.
Uma das possibilidades de serem alcançados os objetivos para mais Escolas Técnicas no Município de Esteio é o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – e a Escola Bernardo apresentou-se com maior visibilidade de mobilização no evento, pois, a comunidade escolar está pleiteando um Curso de Logística.
O Prefeito Gilmar Rinaldi anunciou aos presentes que está em fase final de aprovação e concretização o projeto de um novo parque industrial para o Município de Esteio com espaços para o comércio, para a indústria, para a habitação, com áreas de preservação permanente do ambiente natural devidamente já aprovado pela FEPLAM, uma área destinada para a construção de uma Escola Técnica de Estudos e Pesquisas sobre o Meio Ambiente e também uma área portuária.
Segundo o Prefeito Gilmar, um número elevado de jovens sai para estudar fora da cidade. Argumentou que na Refinaria Alberto Pasqualini havia a bem pouco mais ou menos três mil vagas a ser preenchidas e destas 1500 foram ocupadas por pessoas de fora da cidade e até de outros estados por não termos no município pessoas com qualificação para ocupar as funções que estavam sendo oferecidas. Disse também, que no novo parque industrial uma empresa estará estabelecendo-se entre a Betanin e o Parque de Exposição, com oportunidade de 500 vagas, afirmando que estamos precisando em Esteio de Mão de obra qualificada, isto é, com formação técnica.
O Vereador Léo Dahmer leu a Carta de Esteio pela Escola Técnica no município resgatando parte da memória daqueles que saíram para estudar no Smith e no Liberato e as dificuldades que enfrentavam no transporte. Nominou ainda o Encontro da Juventude e o Encontro das Mulheres que assinaram também a Carta, destacando que a Presidente Dilma Rousseff tem como uma das metas colocar escolas técnicas na proporção de uma para cada cinquenta mil habitantes no país.
O Coordenador Edson Portilho, da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, que abrange as Cidades de Esteio, Triunfo, Novas Santa Rita, Sapucaia do Sul e Canoas, com 44.287 alunos, segundo o Censo Escolar 2011, parabenizou a Mobilização do Município de Esteio e a vontade política das lideranças em ter Escolas Técnicas e abordou sobre a importância das escolas em trabalhar com união na mobilização por um Curso Técnico. Comentou também sobre a demanda de ampliação da Escola Augusto Mayer.
Outra representação que fez uso da palavra, José Tadeu de Almeida, anunciou que a partir de outubro será dado o início da Conferência Estadual de Educação na esfera Municipal onde poderão ser debatidas mudanças estruturais no Ensino Médio que é uma modalidade que dá sinais de não atender suficientemente às necessidades do mundo do trabalho nesta primeira década do Século XXI.
O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – foi aprovado na Câmara Federal e aguarda aprovação pelo Senado da República. Por este motivo há um Fórum que envolve também o Sistema S e os Institutos Federais.
Para o estado do Rio Grande do Sul estará sendo destinadas 22.000 vagas de cursos com curta duração e 3.000 vagas para cursos de maior duração. O processo de preenchimento das vagas será por sorteio. A média de horas está sendo viabilizada para os cursos de curta duração para 160 horas, 180 e 200 horas.
Ainda informou que para o ano de 2011 será aberto em Esteio um curso Técnico para Sistemas de Gás.
O Deputado Federal Ronaldo Zulke iniciou sua intervenção fazendo uma homenagem ao Sindicalista Freitinhas, ativista histórico e dirigente sindical na região do Sindicato dos Metalúrgicos que faleceu há poucos dias.
O Deputado destacou que a mobilização de Esteio já é uma mobilização vitoriosa entorno das escolas técnicas e disse que a BR 448 veio para favorecer a expansão da área territorial de Esteio em no mínimo 1/3 a mais. Neste local, próximo de onde está o traçado da BR estarão sendo instaladas empresas, indústrias e escolas. Colocou que há também pessoas no município que precisam ser reassentadas, como é o caso das populações que estão em condições de moradias precárias e em áreas de risco por terem ocupado espaços inadequados sob as torres de alta tensão da energia elétrica apontando que a solução para este problema também envolve a construção de hortas comunitárias ao longo do trecho que estão sendo debatidas nos Fóruns de Economia Solidária.
Colocou que estão sendo previstos investimentos pela PETROBRÁS na ordem de mais de 240 bilhões para a exploração de petróleo em águas profundas na Camada de Pré-Sal, estimando que, nos próximos anos, o setor pode alavancar mais de 200.00 novos empregos e deste montante a previsão é que uma média de 6.000 novos empregos serão gerados em Esteio.
Informou também que a cidade de São Leopoldo está sendo contemplada com 2.000 vagas de trabalho na área de microeletrônica. Ainda disse sobre a importância do Debate sobre o PNE e a defesa dos 10% de investimentos do PIB na educação e afirmou que a Carta de Esteio será entregue ao MEC.
O Presidente do SINDIPETRO também fez uso da palavra analisando que no início do Governo Lula a Petrobrás oferecia 30 mil postos de trabalho e ao final do Governo Lula eram 60 mil confirmando que para os próximos 10 anos a previsão é de mais de 200.00 postos de trabalho, incentivando e orientando aos estudantes para apostar na educação colaborando assim para a construção de um mundo melhor.
O dirigente sindical Shintolina, do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas também prestou homenagens ao companheiro Freitinhas e destacou que os metalúrgicos da região também estão interessados na formação profissional devido a dinâmica de transformação do mundo do trabalho e a necessidade de atualização com as novas tecnologias e qualificação profissional.
Outros integrantes da mesa de trabalhos na Audiência Pública de Esteio, a Secretária de Educação do Município Carla Mantay, a Vereadora Michele, um representante dos Grêmios Estudantis Luis Sérgio, Silvia Hasler, enquanto presidente do Conselho Municipal de Educação e Ivan Ribas, que é um dos organizadores do Comitê Pró Escola Técnica em Esteio, também fizeram uso da palavra na defesa do ensino técnico e profissionalizante.