A 27ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Canoas, realizou Curso de Formação Continuada, promovido pelo Setor Pedagógico, sob Coordenação da Professora Doutora Lúcia Barcelos, para professores do Ensino Religioso, dia 05 de Julho, no Salão Social da Paróquia São Luiz, Canoas Centro. O Curso foi ministrado pela professora Nair Munari, responsável por esta área de formação no Setor Pedagógico, tendo por palestrante o Professor Pilato Pereira, Coordenador da Pastoral da Ecologia CNBB Sul III e membro da Paróquia São Lucas (Igreja Episcopal Anglicana). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - ESTEF, de Porto Alegre; Licenciado em Filosofia pelo UNILASALLE, de Canoas/RS; Pós-graduado em Abordagem Transdisciplinar entre Ecologia, Educação e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano - ITF, de Petrópolis/RJ; e Mestrando em Teologia Sistemática pela PUC-RS, onde desenvolve pesquisa sobre Ecoteologia. Articulista dos blogues http://www.olharecologico.blogspot.com/ e http://comitesepetiaraju.blogspot.com.
Na ocasião o palestrante convidado esteve acompanhado dos indígenas da etnia guarani da Reserva Indígena do Cantagalo e o cacique Guilherme, da Reserva Indígena do Salto do Jacuí. Além da participação dos caciques com explanações sobre suas tradições ocorreu a apresentação de um coral.
A abordagem pedagógica deu ênfase na continuidade dos debates diante da Lei 10 639/03, sobre a cultura dos afro-descendentes e a Lei mais diretamente ligada às temáticas abordadas neste dia 05/07, a 11.645/08, referente à obrigatoriedade do ensino da cultura indígena no currículo escolar.
Após a participação no Curso da área de Ensino Religioso, os indígenas foram recepcionados pelo Diretor Dalbó, da Escola Affonnso Charlier, onde almoçaram juntamente dos alunos do Programa Mais Educação e, por volta das 12:45, retornaram para a aldeia no micro-ônibus da 27ª CRE.