quinta-feira, 29 de março de 2012

Educação Quilombola na Rede Municipal em Canoas e preparo da Rede Estadual para um futuro próximo de EJA com alunos/as integrantes do Quilombo

21/03/2012 23:10

SME lança Educação para Jovens e Adultos Quilombola

Na noite desta quarta-feira, 21, a Prefeitura Municipal lançou o projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Quilombola. O evento aconteceu na escola Duque de Caxias, no bairro Nossa Senhora das Graças, onde serão ministradas as aulas. O módulo desenvolvido pela Secretaria da Educação, construída por meio do Curso de Extensão da SME/DECCD e Faculdades EST , de São Leopoldo, tem como tema principal a formação dos Quilombos Urbanos. O Quilombo de Canoas Chácara das Rosas foi uma das primeiras comunidades Quilombolas reconhecidas no Brasil.


Na apresentação a secretaria da SME, Marta Rufatto, falou que este momento estava sendo realizado pelo trabalho em conjunto e desej
o de todos envolvidos da administração municipal, da comunidade e da escola, que acolheu o projeto. "A Secretaria de Educação tem o compromisso de olhar para as pessoas que constroem essa cidade e lutar pelos direitos e deveres de todos." Marta lembrou a importância do aprendizado, e da responsabilidade do poder público em adotar políticas públicas em favor da educação. "Buscar conhecimento não tem tempo e nem idade. A escola tem que estar aberta para todos, respeitando as diferenças."


Em sua fala, a líder Quilombola e representante no Estado da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq-RS), Isabel Genelício, comemora a iniciativa, afirmando ser avanço e conquista para o povo dos Quilombos. "É a necessidade de aprimoramento e qualificação, aprendizado dentro da cultura afro. Este é um projeto inovador, fundamental para educação e aprimoramento da comunidade quilombola".

Também estiveram presentes na solenidade representando a Câmara Municipal, o vereador Emílio Neto (PT), o diretor de Educação Continuada e Diversidade da SME, Luiz Augusto da Silva, o coordenador 27ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Édson Portilho.


Crédito da notícia: Priscilla Freitas

Site da Prefeitura Municipal de Canoas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Coordenador Edson Portilho fez uso da palavra no Plenarinho da Assembléia Legislativa

Educação Profissional

http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=8508

Azevedo reafirma prioridade para Escolas Técnicas

Em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (27), na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) da Assembleia Legislativa, o secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, reafirmou que a Educação Profissional é prioridade da atual gestão na Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Além disso, explicou que a Superintendência da Educação Profissional (Suepro) está sendo integrada aos departamentos da Pasta e ao gabinete da Seduc. “O movimento feito pela Seduc é para priorizar a Educação Profissional. A intervenção não é no sentido de diluição ou enfraquecimento, pelo contrário, visa fortalecer e qualificar as escolas técnicas, acabando com o paralelismo como estava acontecendo”, disse.


www.facebook.com/video/video.php?v=235829053182504&saved

A audiência pública foi proposta pelo deputado estadual Alceu Barbosa por solicitação da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola (AGPTEA) e pelo Conselho dos Diretores das Escolas Agrícolas (CEDEA), representados na audiência pelos professores, Sérgio Crestani e Méri Terezinha Cichocki, respectivamente. Para Azevedo existe uma divergência de concepção. “É uma questão de gestão, de concepção, de priorização. O dualismo entre a Educação geral e profissional já foi superado. Já não vivemos na década de 90”, enfatizou.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ecumenismo e Ecoteologia em Defesa de Tese na PUC/RS

Informe: http://professorluizantonionmoura.blogspot.com

Meu amigo e Colaborador da 27ª CRE, Professor Pilato Pereira, denderá tese dia 28, na PUC/RS, conforme segue.

Veja também em anexo o trabalho do Professor com os indígenas da Etnia Guaraní, em curso ministrado no ano de 2011, pela implementação da Lei 11 645/08, religiosidade, ecumenismo e ecologia, aos professores da Disciplina do Ensino Religioso, da Rede Pública Estadual de Ensino de Canoas. ( Conforme link's 1) http://youtu.be/FbrRo4jLAq8 2) http://youtu.be/gw0_gl013Q0 3) http://youtu.be/pu7tIiA2q2Y 4) http://youtu.be/kZdfRHaTbB4 5) http://youtu.be/vZhzl-4OH2g





“Quão numerosas são tuas obras, Iahweh, e todas fizestes com sabedoria! A Terra está repleta das tuas criaturas”.

(Salmo 104,24)

Desde o advento da globalização de um mundo em mudança de época, persentimos um clima de injustiças, onde a vida criada por Deus é vilipendiada em nome do lucro. Num tempo marcado pelo descuido e ameaças de escassez e privatização dos recursos naturais, a humanidade e a Terra sentem o drama das mudanças climáticas. Já vem sendo, portanto, hora de se perguntar pela fé no Deus Criador. O que as igrejas cristãs dizem e fazem e/ou o que mais elas poderiam e deveriam dizer e fazer frente aos problemas ambientais? Pois, foi com esta preocupação que nos empenhamos em pesquisar a ecoteologia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Esta pesquisa tem como argumento a experiência prática e reflexiva do CMI sobre ecologia em interação com justiça e paz, a partir da convocatória ecumênica mundial de Seul, em 1990. Também procuramos fazer contraponto com a ecoteologia de Leonardo Boff e a experiência da Pastoral da Ecologia CNBB Sul 3. E na lógica do método Ver-Julgar-Agir, esta dissertação procura demonstrar a trasnversalidade da ecologia do movimento ecumenico mundial ligado ao CMI. A pesquisa está focada nos documentos do programa “Justiça, Diaconia e Responsabilidade com a Criação”, mais especificamente o projeto “Ecojustiça”, da Comissão de Assuntos Internacionais do CMI. Ecojustiça é a consonância de uma longa tradição do Conselho Mundial de Igrejas em abordar as relações transversais entre Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC). O CMI faz uma releitura da Bíblia e, num olhar ecológico, com uma atenciosa escuta da profecia da Terra e dos pobres, vem chamando as igrejas a reassumirem sua alinaça de justiça, amor e paz com Deus criador e defensor da Vida.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Inclusão Digital na 27ª Coordenadoria



O Professor Edson Portilho,a Professora Beatriz Ritter e a Professora Clarice Lazarin visitaram a turma de alunos integrantes do Quilombo Chácara das Rosas que iniciaram hoje, 23/03, a frequentar o curso de Mídias Alternativas e Redes Sociais para Inclusão Digital, Ministrado com os/as professores/as Sirlândia Gheller (Diversidade), Eliane Soares (NTE) e Luiz Antonio Moura (Mídias). A turma de alunos/as conta com 18 inscritos e pretende ser de três módulos estendendo-se de agora até o final do ano, sendo a duração de 3 meses/aulas para cada módulo. O grupo vai reunir-se no NTE / 27ª CRE, uma vez por semana e o objetivo final é instrumentalizar para que os/ alunos/as sejam qualificados no manuseio das Novas Tecnologias Informacionais para colocar em destaque o Quilombo nas Redes Sociais e com as Mídias Alternativas realizar documentários, filmes e fotografias para o registro histórico do local onde vivem dentro de uma perspectiva do fazer cultural. O Coordenador Edson Portilho desejou Boas Vindas e um ótimo curso para todos. Chamou a atenção também que todos os inscritos devem estar sempre presentes para responder a chamada e realizar por completo todo o curso que será maravilhoso, comentou.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Professor Pedro Maboni representa a SEDUC/RS na primeira sessão do Parlamento Jovem de Canoas


Na tarde de hoje, 14/03, o Professor Pedro Maboni foi o convidado do Grande Expediente do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Vereadores de Canoas. A pauta foi a reestruturação curricular do Ensino Médio.

A sessão, que teve início as 14 horas foi presidida por Caroline Bello e contou com representantes da Coordenação da Juventude de Canoas, do estudante Lucas Bell, Secretaria Geral da UGES, da Secretaria Municipal de Educação de Canoas e da Coord. Pedagógica da 27ª CRE, professora Drª Lúcia Barcelos.

Além dos Vereadores, estudantes de escolas estaduais e municipais, também diretores e professores da rede pública estadual participaram do debate. O partido dos vereadores do Parlamento Jovem presentes na sessão era o Partido dos Direitos Humanos, do Emprego, dos Esportes, da Saúde e o Partido da Segurança Pública.

terça-feira, 13 de março de 2012

Mulheres homenageadas na 27ª CRE


Na Quarta-Feira, 07, dia de realização do expediente interno, a 27ª CRE descentralizou os trabalhos e foi até as dependências da Escola Afonso Charlie, onde ocorreu uma reunião tratando de diversos temas, sendo um destes temas, a homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Todos os/as funcionários/as e professores/as lotados/as na Coordenadoria estiveram presentes e participaram das ações. O Coordenador Edson Portilho organizou e liderou, entre outras dinâmicas, uma distribuição de rosas brancas para homenagear as participantes.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Previsão de início das aulas para Segunda-Feira na Santa Rita

O Professor Edson Portilho, Coordenador da 27ª CRE, foi até a Escola Santa Rita hoje, 09, parte da manhã, para resolver a questão do destelhamento da Escola provocado por um violento temporal que ocorreu na região.


https://www.facebook.com/mediaset/?set=a.225529864212423.45445.100002662344758&type=1&l=33cf35c1b9

Foi encaminhado um acordo com a empresa CTA Engenharia de retirada de 6 telhas da parte mais afetada para ser reaproveitada na parte menos afetada. Com esta medida será possível liberar salas de aula para o início do ano letivo na Escola Estadual Santa Rita nesta segunda-feira vindoura.

Estiveram também presentes na reunião com o Diretor João (JB), da Escola Estadual Santa Rita, a Coordenadora do Setor Admin da 27ª, Professora Jerusa Fofonka, o Engenheiro Tim, da 28ª CROe o Engenheiro Gustavo da CTA Engenharia Ltda.

O Coordenador ainda orientou a Direção escolar para outros encaminhamentos mais gerais.
A obra tem custo de 49 mil e praso máximo de 2 meses para conclusão.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher: Homenagem da 27ª CRE


Nesta Quarta-Feira, 07, na oportunidade do expediente interno a 27ª CRE descentralizou os trabalhos e foi até as dependências da Escola Afonso Charllier, onde realizou-se uma reunião tratando de diversos temas, sendo uma a homenagem pela Passagem do Dia Internacional da Mulher. Todos os/as funcionários/as e professores/as lotados na Coordenadoria estiveram presentes e participaram das ações. O Coordenador Edson Portilho organizou entre outras dinâmicas uma distribuição de rosas brancas para homenagear as participantes.


Mensagem

Colegas do Magistério e da 27ª CRE!



Um carinhoso abraço,
Beatriz F.C. Ritter
Coordenadora Regional Adjunta
27ª CRE


Mulher

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;
Link
Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...


quinta-feira, 1 de março de 2012

Coordenador Edson Portilho entrega modem para escola com dificuldade de conexão na Web

A Diretora da Escola Olaria Daudt, do Bairro Colonial, Sapucaia do Sul, Cristina Maria Matté de Almeida, recebeu hoje, Quinta Feira, 1/03, 9 horas, pelo Coordenador Edson Portilho, 27ª CRE um modem tecnologia 3G, como parte da política de maior inclusão digital e para facilitar os trabalhos da escola que está situada em área que não dispõe de redes habituais para o acesso a Web.


Satisfeita com a ocasião a Diretora solicitou que a Professora Jerusa Fofonka também registrasse em foto o momento por também ter participado no processo de inclusão digital para beneficiar as escolas da rede que até então não possuiam internet. Atualmente 100% das escolas da rede estadual da região estão conectadas.