21/03/2012 23:10
SME lança Educação para Jovens e Adultos Quilombola
Na noite desta quarta-feira, 21, a Prefeitura Municipal lançou o projeto pioneiro de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Quilombola. O evento aconteceu na escola Duque de Caxias, no bairro Nossa Senhora das Graças, onde serão ministradas as aulas. O módulo desenvolvido pela Secretaria da Educação, construída por meio do Curso de Extensão da SME/DECCD e Faculdades EST , de São Leopoldo, tem como tema principal a formação dos Quilombos Urbanos. O Quilombo de Canoas Chácara das Rosas foi uma das primeiras comunidades Quilombolas reconhecidas no Brasil.
Na apresentação a secretaria da SME, Marta Rufatto, falou que este momento estava sendo realizado pelo trabalho em conjunto e desejo de todos envolvidos da administração municipal, da comunidade e da escola, que acolheu o projeto. "A Secretaria de Educação tem o compromisso de olhar para as pessoas que constroem essa cidade e lutar pelos direitos e deveres de todos." Marta lembrou a importância do aprendizado, e da responsabilidade do poder público em adotar políticas públicas em favor da educação. "Buscar conhecimento não tem tempo e nem idade. A escola tem que estar aberta para todos, respeitando as diferenças."
Em sua fala, a líder Quilombola e representante no Estado da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq-RS), Isabel Genelício, comemora a iniciativa, afirmando ser avanço e conquista para o povo dos Quilombos. "É a necessidade de aprimoramento e qualificação, aprendizado dentro da cultura afro. Este é um projeto inovador, fundamental para educação e aprimoramento da comunidade quilombola".
Também estiveram presentes na solenidade representando a Câmara Municipal, o vereador Emílio Neto (PT), o diretor de Educação Continuada e Diversidade da SME, Luiz Augusto da Silva, o coordenador 27ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Édson Portilho.
Crédito da notícia: Priscilla Freitas