sexta-feira, 29 de abril de 2011

Colégio Estadual Tereza Francescutti recebeu visita do Coordenador Edson Portilho da 27ª CRE

Coordenador Edson Portilho concedeu entrevista a professora Sirlândia Gheller e disse que seu objetivo é visitar todas as escolas estaduais que compõem a Rede da 27ª CRE, em Santa Rita, Sapucaia do Sul, Esteio, Triunfo e Canoas. Disse ainda, que nesta maratona estará incentivando aos jovens para que façam o ENEM e o PROUNI. Destacou que os jovens devem evitar as drogas e nós devemos pensar num ensino profissionalizante para melhor prepará-los para o mercado de trabalho e quais são os projetos e o papel das Escolas, da CRE e dos parceiros para melhor atender a juventude. A visita ocorreu no dia 30/03/2011 - Aguarde mais entrevistas via http://www.youtube.com/watch?v=shSwPDYZ1_I (Edição de vídeo - Prof Luiz Antônio do Nascimento Moura)

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Recebidos com grande alegria o Senador da República Paulo Paim e o Coordenador Edson Portilho, 27ª CRE, na Escola Cônego J Leão

A diretora da Escola  Rosane Oliveira Zimmer e a professora Lilian George concederam entrevistas aos professores Luiz Antonio Moura e Sirlândia Gheller.
Veja o vídeo. 
Visita ocorrida em 08/04/2011

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Comissão que planeja a 8ª MEP já tem o desenho daquilo que poderá vir a ser o evento aqui em Canoas

Reunião de Planejamento (8ª MEP) – 8ª Mostra das Escola Estaduais de Educação Profissional - prepara para receber público superior a 10.000  visitantes, conforme comissão organizadora.



Mais uma reunião preparativa da 8ª MEP ocorreu semana passada, 19/04, na Escola Afonso Charlier, Canoas, parte da manhã.

Para o Diretor da Escola, Professor Marcos Herni Dal Bó, esse tipo de iniciativa é louvável pois ocorre em um momento que os alunos adolescentes  precisam mais da Escola Profissionalizante, como é o caso da comunidade envolvida pela Escola Affonso, que vem pensando em reivindicar um espaço para o Ensino Profissionalizante.

Estiveram participantes da reunião preparativa representantes da SUEPRO – Superintendência da Educação Profissional, Ana Maria de Andrade Maciel e Marta Andrade, do Departamento Técnico. Da 2ª CRE – Cidade de São Leopoldo – Janine Fraga Ribas, da 4ª CRE – Cidade de Caxias do Sul – A interlocutora Silvana Correa Rodrigues e Raquel Cristina Andolhe Götz, da Coordenação Pedagógica, da 16ª CRE – Cidade de Bento Gonçalves – a Coordenadora Pedagógica Luciane Dutra Ribeiro e a interlocutora Inês Perim Celso e, por fim,  da 27ª CRE, Cidade de Canoas e Região, a interlocutora Rosmeri Waitikoski da Silva e as assessoras pedagógicas Carmen Luce Flores Emmanuel e Heloisa Raupp.

A data prevista para realização deste evento é para os dias 31 de agosto e 1º e 02 de Setembro, sendo que o local  ainda está em fase de negociações devendo ser um espaço amplo, adequado para o tipo de mostra que está sendo preparada.

Segundo a pedagoga Carmen Luce Emmanuel, os trabalhos devem chegar a um número total de 50 inscrições, aproximadamente. Serão trabalhos que percorrem desde a área da agricultura até as Tecnologias da Informação, e computacional, diga-se, novas tecnologias do campo da informatização, pois as Escolas Técnicas convidadas são da área da Agricultura até a  Informática. Estes trabalhos serão valiados por um grupo de especialistas qualificados e haverão premiações ainda sendo estipuladas.

Já na abertura, o grupo de professoras que planeja a 8ª MEP, prevê um público de 350 participantes entre autoridades convidadas e participantes diretos no evento e, nos dias subseqüentes, 01 e 02 de Setembro, contam com a participação efetiva dos alunos das escolas da região, com um público esperado com possibilidades de superar a casa dos 10 mil visitantes.      






segunda-feira, 18 de abril de 2011

Grande Aula na Escola Bento Gonçalves em Canoas

Coordenador da 27ª CRE, Canoas, adotou uma prática de visitar as escolas para falar diretamente com os alunos. Neste caso, dia 11/04/2011, profere sobre o ENEM e o PROUNI, tendo influenciado, segundo a Diretora Leany,  uma maior participação dos alunos nos projetos da escola, entre eles o Escola Aberta, que é um dos espaços onde passaram a reunir em grupos de estudos para o ENEM.
    

Estamos ainda trabalhando videos e fotos da visita do Coordenador na Escola Cônego José Leão Hartmann



quinta-feira, 14 de abril de 2011

27ª CRE dá seguimento à dinâmica de grupos na quarta-feira, 13, turno da tarde

Com o objetivo de organizar um time e ir aperfeiçoando e criando um ambiente de trabalho de alta qualidade o Coordenador Edson Portilho dirigiu-se a todos(as) os(as) funcionários(as) ontem,13, dando seguimento ao processo de dinâmicas iniciadas na semana passada na escola Affonso Charlier. Afirmou na ocasião que somos uma equipe de vencedores e nosso papel é atender bem as escolas, criar e desenvolver projetos que venham servir positivamente para a nossa sociedade, sem esquecer que devemos olhar para nós mesmos, para o nosso local de trabalho que estava em péssimas condições infraestruturais e que precisamos continuar sanando estes problemas do ambiente que sofre com goteiras (alagamentos) quando chove e até falta de banheiro ou, até mesmo de um local para que possamos organizar adequadamente uma reunião, concluiu.

A Coordenadora de Projetos Pedagógicos, Lúcia Barcellos, explanou baseada em quatro eixos principais sendo fundamentais a democratização da escola, políticas de formação, valorização dos trabalhadores em educação e modernização tecnológica e física da Rede, destacando que deveremos ter compromissos com  a inclusão e o acolhimento.
Após a leitura de uma fábula lida pela professora Laura Longarai refletindo sobre aqueles que julgam pelas aparências foram divididos quatro grupos de trabalhos.

Os grupos de trabalhos ficaram encarregados de elaborar um debate tendo por diretriz os quatro eixos explanados pela professora Lúcia Barcellos e ao final todos sistematizaram as suas reivindicações e objetivos de projetos em cartazes de papel pardo que foram confeccionados subdivididos em três cores principais, amarelo, verdinho e rosa, contendo a produção daquilo que cada um dos quatro grupos realizou.


Ao final dos trabalhos muitos(as) funcionários(as) estavam satisfeitos(as) com a dinâmica dizendo que pela primeira vez na vida da 27ª CRE foi dado um primeiro passo para se construir um trabalho em equipe, superando dificuldades pessoais e profissionais, para que cada um, cada uma, conheça mais da realidade do outro, aquilo que o outro(a) faz, suas dificuldades, suas habilidades e também as perspectivas de melhoria e crescimento de todos(as) e da própria estrutura do sistema que as pessoas anteriormente não sabiam dividir seus conhecimentos ou dominavam apenas uma particularidade que agora estão sendo socializadas.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Representantes da Escola Guianuba recebidos pela adjunta Beatriz Ritter na 27ª CRE

A Escola Guianuba encaminhou uma série de reivindicações do último período do ano passado através de suas representações que estão sendo recebidas pela Coordenadora adjunta Beatriz Ritter, 27ª CRE, 16.30 hs, cidade de Canoas, 12, e, entre um cafezinho e outro, foram sendo elencados e descritos os pedidos.
O que chamou atenção neste caso é que o Diretor Dionízio Preuss, veio até a Coordenadoria acompanhado de um aluno, Leonardo, enquanto parte do Conselho Escolar, na representação dos alunos, a professora Angélica, que é da supervisão da escola e, a professora Vanise Fonseca, de Filosofia e Presidenta do Conselho Escolar.
A professora Beatriz, Coordenadora Adjunta da 27ª CRE, destacou a situação como exemplo de participação e cidadania, frisando que nestes primeiros meses de início de governo é elogiável a atitude do Diretor de oportunizar um encontro com este quilate de representatividade, envolvendo concretamente toda a comunidade escolar, dizendo que esta é a primeira vez que isto ocorreu, elogiando o Diretor Dionízio Preuss e os demais integrantes da escola pela visita agradável que fizeram e todo o simbolismo do gesto em nome da Escola Guianuba.
A Escola Guianuba é uma escola da rede pública estadual  localizada no bairro Nova Sapucaia, Sapucaia do Sul, contando com um número total de 1300 alunos e funcionando nos turnos da manhã, tarde e noite. 
As principais reivindicações referem-se a classes que estão em falta, 18 computadores ainda por ser entregues, de um lote que a parte maior já está na escola na sala de aula digital e a reforma do refeitório, que já obteve aprovação mas, não foi executada pelo governo anterior.



Comentário
- Arte História disse...
Favor corrigir o nome do diretor, o correto é Dionízio Preuss.
Outra informação relevante é que a professora Vanise Fonseca é Presidente do Conselho Escolar.
Gratos
Equipe Escola
Colégio Estadual Guianuba

Grande Aula no Bento

No horário entre o turno da tarde e o noturno, a Diretora da Escola Bento Gonçalves, Bairro Mathias Velho, Canoas, ofereceu um café colonial ao Coordenador Edson Portilho, da 27 CRE, ao passo que encaminhou alguns pedidos e projetos da escola para o próximo período.
            
         O objetivo do Coordenador Edson Portilho na escola foi ministrar uma grande aula aos alunos dos terceiros anos com temáticas sobre o ENEM e o PROUNI. Com as turmas de formandos da escola Bento pela parte da manhã, a Grande Aula já havia sido realizada, tendo sido alcançados os objetivos esperados. Segundo a diretora Leany Maria de Conti, que há 18 anos está na liderança da escola, os alunos ficaram mais empolgados com a idéia do ENEM e do PROUNI. Ficaram mais entusiasmados em participar na escola, estão mais ativos na Escola Aberta e mais envolvidos com os projetos da escola como um todo, salientando que isso está ocorrendo pela influência da fala do Coordenador Edson Portilho. A expectativa agora é com a aula inaugural de hoje, 11/04/2011, 19 h, conforme a Diretora Leany.
 
Quando “bateu” para o início dos trabalhos, o Coordenador encaminhou-se para o auditório que estava repleto de alunos das três turmas do turno da noite e logo na chamada o que chamou atenção do Professor foi com a faixa etária variada entre as turmas, destacando-se um aluno de 15 anos e outro de 30 anos que receberam elogios do Coordenador e uma salva de palmas dos seus colegas, um pela genialidade de ter chegado à formatura no ensino médio tão cedo e o outro por sua persistência em alcançar uma formação com perspectivas a um curso superior, para mais além do Ensino Médio.
Colocou ainda sobre, a importância do ENEM para os setores menos favorecidos, orientando aos alunos que é preciso ter força de vontade, e citou uma a uma das situações que indicam aptidões, dizendo que nós não somos garrafas pet, isto é, todas iguais, cada um tem as suas qualidades.
Salientou para os alunos que devemos ser felizes e ser feliz é compartilhar alegrias, exemplificando que a formatura é uma destas alegrias, aonde as famílias pobres vêm conseguindo colocar seus filhos na Universidade. Enfatizou que é através do ENEM e com a política acertada do Governo Lula, agora Dilma, que esta possibilidade de ter um membro no curso superior, já é uma realidade, para a felicidade dos pais, o orgulho dos avôs que não tiveram esta mesma oportunidade de evoluir para um curso superior.

Citou vários exemplos de tragédias no mundo, desde problemas corriqueiros do dia a dia ao desequilíbrio ambiental, catástrofes, terremotos e tsunamis, vendáveis e enxurradas, enquanto parte de um tratamento equivocado com a natureza. A educação tem um papel fundamental para a conscientização do cuidado que devemos ter com o meio ambiente, com o nosso cotidiano, enfim, com a vida.
Orientou para que a juventude não venha envolver-se em “matar aula” para ficar pelas esquinas, pois os pais acham que o filho esta na escola e o filho às vezes esta na rua, e na rua fica vulnerável para muitas coisas ruins, como é o caso daqueles que vêm com uma conversa, um “tchaktchak”, dizendo para experimentar um cigarrinho... depois um fuminho...depois um pó... uma pedra...até a morte da criatura! (Sic) Mas, foi incisivo em dizer, que os jovens querem mesmo é estudar, e prova disso, é a escola Bento com mais de 2000 alunos e toda uma diversidade etnocultural  com diversificadas expressões de crença e religiosidade.



Grande aula na Escola Bento
Coordenador Edson Luiz Portilho 
27ª Coordenadoria Regional de Educação



Ao explicar sobre o PROUNI, foi taxativo em defender as cotas nas Universidades Públicas para os alunos brancos, negros, indígenas e pobres (no sentido socioeconômico), das escolas públicas. Disse  que há um tempo a Universidade Publica servia apenas aos filhos dos ricos, que pagavam a vida inteira professores, cursinhos e escolas particulares,  mas agora, nós estamos invertendo esta lógica de antes, hoje estamos oferecendo o acesso àqueles setores historicamente excluídos através dos mecanismos sempre aperfeiçoados do ENEM e PROUNI, como também das cotas enquanto políticas compensatórias.

Ao final todos os presentes encaminharam-se até a figura do Coordenador Edson Portilho cumprimentando-o a maneira própria dos jovens, numa interação que ficou demonstrada a satisfação de todos os participantes desta Grande Aula na Escola Bento Gonçalves.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Escola Bento Gonçalves receberá visita do Coordenador hoje

No ano de 1995 um aluno da Escola Bento Gonçalves, Bairro Mathias Velho, Canoas, ganhou um concurso de envergadura nacional e com isso conseguiu trazer para a escola cinco computadores. Naquela época a escola passou a ser a única da Rede Pública Estadual a possuir um pequeno espaço com computadores ao alcance dos alunos e a quarta informatizada em todo o estado. De lá para cá o CPM da escola colaborou na compra e manutenção dos computadores e em 2008 a Escola obteve junto ao PROINFO uma sala de aula digital.

Hoje, 11/04, a escola conta com 27 computadores conectados em Banda Larga e, segundo a professora Sônia Maria Teixeira, os alunos que não dispõem de computadores e internet, podem vir no turno inverso para pesquisas individuais em 10 computadores que estão na ante-sala da sala de aula digital.

A professora Rosana Portilho, da Disciplina de Português, estava fazendo uso da sala de aula digital com uma pesquisa sobre notícias de jornais na rede mundial para análise de conteúdos e reflexões à partir da opinião individual de seus alunos da 6ª Série.

No período do noturno, a Escola Bento vai receber a visita do coordenador da 27ª CRE, professor Edson Portilho, para estabelecer um diálogo com os alunos, como tem realizado em outras escolas estaduais, desde sua posse, início do ano de 2011.
 


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Senador Paulo Paim e Coordenador Edson Portilho da 27ª CRE visitaram Escola Cônego J Leão hoje

Unlimited Free Image and File Hosting at MediaFireNo embalo do Grupo Canta Brasil a Escola Cônego José Leão, Bairro Guajuviras, Canoas, recebeu na manhã de hoje,08, a visita de autoridades, entre elas o Senador Paulo Paim e o Coordenador Edson Portilho, 27ª Coordenadoria de Educação.

A Diretora Rosane de Oliveira Zimmer organizou o evento, envolvendo alunos(as), funcionários(as) e professoraes(as), para presentear os principais convidados, em especial, o Coordenador e o Senador, quando foi-lhes entregue  um livro preto, contendo neste livro, construído pelos alunos, diversas demandas da Escola.

O resultado deste evento, abrilhantado pelo Grupo Musical  Canta Brasil, é que o Senador Paim ficou muito emocionado ao recordar que os avós daquelas crianças ali, disse, estiveram juntos no primeiro dia da ocupação que originou o que é o Bairro hoje. Ao trazer na memória este acontecimento o Senador demonstrou que é um aliado incondicional da Escola.

O Coordenador Edson Portilho também fez uso da palavra após receber de presente o livro preto e nas suas palavras orientou para que as crianças sejam inteligentes e fiquem longe dos aliciamentos que, no caso de acontecer, procurem ficar longe do mundo das drogas e, ao mesmo instante, demonstrou solidariedade aos familiares das crianças vítimas da tragédia no Rio (RJ) onde as crianças de uma escola foram vitimadas. Ao final do evento o Coordenador Edson Portilho foi até ao pátio e salas de aula interagindo e sendo abraçados pelos alunos, professores e funcionárias que demonstraram grande sinal de afeto.

Logo a seguir, um almoço foi servido no refeitório dos alunos com o próprio cardápio do dia servido regularmente para as crianças. O Coordenador elogiou a Escola e disse que fará de tudo para que todas as parcerias e projetos firmados venham dar certo para o desejo da comunidade, sendo um deste projetos o EJA e outro, o Educadores Populares.  




Um minuto de silêncio em nome das crianças vítimas no Rio


Na Reunião da 8ª Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP-Regional 2011), ocorrida hoje , 08/04, Escola Técnica O Acadêmico, o Coordenador Edson Prtilho solicitou aos presentes um minuto de silêncio, em reverência às vítimas da tragédia ocorrida ontem, Rio de Janeiro.

Logo a seguir, destacou a importância da escola pública enquanto parte de nossas vidas. Disse ainda ,que a nova coordenadoria não deva ser considerada nem pior, nem melhor que as anteriores pois, o foco do trabalho é para que os nossos alunos possam brilhar.

Unlimited Free Image and File Hosting at MediaFireNa sequência, todos os integrantes da reunião fizeram uso da palavra em breves apresentações nas suas falas.
O Diretor Técnico da SUEPRO, Fritz Roloff, que vinha de uma programação na imprensa, com o Jornalista Lasier Martins, disse que aqueles que defendem os interesses da grande mídia estão ansiosos por algumas respostas que nunca foram dadas mas que agora eles querem em tres meses de governo. Disse que as Escolas Técnicas estão com muitas demandas imediatas anunciando que agora "chega de puxadinhos", afirmando que as reformas serão feitas mas, não será na base do improviso. Enfatizou que a prioridade deverá ser a opinião das CRE's, que deverão estar em primeiro lugar para a solução dos problemas.
Unlimited Free Image and File Hosting at MediaFire
Disse ainda que, nós temos tres tipos principais de Escloas Técnicas, as Agrícolas, as Industriais e as de Informática. O Diretor, Fritz Roloff salientou que as pessoas devem ter a liberdade de repensar seus ambientes e que todas as demandas devem ser encaminhadas via coordenadoria, respeitando-se as instâncias.

Já o coordenador Edson Portilho concordou neste aspecto e o Diretor Fritz Rolof,  disse ainda, que o atual governo vai focar em algumas prioridades mas o centro de todas as questões será o professor pois, estaremos perseguindo o Piso Nacional que deverá ser adotado.

Afirmou também, que o aluno vai ser valorizado para impulsionar a alegria do aprender e do ensinar, citando Paulo Freire. Ao final de sua intervenção disse que no decorrer do processo as metodologias serão repensadas, porém, ouvir as CRE's vai ser central e, os alunos, deverão participar de forma qualitativa.

 

Diretora Maria Helena do Guilherme de Almeida assinou aposentadoria em 20 horas ontem

Unlimited Free Image and File Hosting at MediaFirePor volta das 16 e 45 minutos de ontem, 0/04/2011 a Diretora da Escola Estadual Guilherme de Almeida, localizada na Vila Mathias Velho, Canoas, entrou com pedido de aposentadoria. A Comunidade certamente estará preparando-se para uma festa de "despedida" desta brilhante professora que ainda continuará vinculada ao Estado, como diretora  do Colégio localizado na Vila Cerne,  por ter 2 matrículas.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Coordenadoria da 27ª CRE desenvolveu atividades de integração


A 27ª Coordenadoria de Educação realizou ontem, 06/04, parte da tarde, expediente interno na Escola Affonso Charlier com dinâmicas de integração do grupo com uma fala do Coordenador Edson Portilho delineando os objetivos de trabalho a ser alcançados para o decorrer do período próximo. 
Ao final destas atividades foram distribuídas rosas brancas a todos(as) os (as) participantes.   
Veja mais fotos em 

Professores da 27ª CRE desenvolvem projeto Contra o Preconceito e Xenofobia

No dia 21 de Março, data definida como Dia de Lutas Contra a Discriminação e Xenofobia, a 27ª CRE recebeu a visita da Escola Guilherme de Almeida, liderados pela Diretora Maria Helena que realizou uma apresentação de grupo Afro da Escola. Na ocasião, o Coordenador Edson Portilho destacou que a grande mídia e a imprensa local não estão colaborando devidamente para vencer o preconceito. Definiu que a discriminação velada ou aberta é parte de uma problemática ainda maior que são as questões históricas que temos de vencer baseados na Lei 10. 639 que devem ser trabalhadas na escola.  Vale a pena assistir ao vídeo.
Este trabalho em video é realização do
Professor Luiz Antonio
Professora Sirlândia Gheller
e o Projeto
Professora Laura Longarai

terça-feira, 5 de abril de 2011

Presentes ao Coordenador

A Professora e Diretora da Escola Estadual Cônego José Leão Hartmann, Rosane Zimmer, liderou um grupo de professoras após reunir no Gabinete do Coordenador Edson Portilho, 05/04, por volta das 11 horas, para presentear a 27ª CRE, na figura do Coordenador, com 2 arranjos de folhagens, sendo uma delas bastante conhecida por samambaia e uma outra flor para enfeitar a casa.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

27ª Coordenadoria recebe a Professora Carmem da Escola Especial Padre Réus

Foi recebida agora a Professora Carmem Nanci, 04, 16 hs, pelo Coordenador Edson Portilho devido ao fato de estar encaminhando sua aposentadoria por mais de 30 anos de carreira no magistério. A Professora ainda vai continuar trabalhando na Escola como especialista da área da orientação na Escola Especial que trata com alunos da surdez. O fato importante de hoje é que a professora presenteou  a todos da casa uma torta de mousse de chocolate branco, preto e bombom, sendo que com este gesto ela quer compartilhar com todo o professorado, seus amigos e colegas de trabalho, a sua escola, sua comunidade, sua alegria em ter vivido tantos anos dedicada nesta profissão que tanto gosta.Com toda sua experiência a professora Carmen ressalta sobre a importância da valorização dos professores que dedicam suas vidas para as comunidades onde estão inseridos.
A torta estará sendo compartilhada agora as 17 horas em grande homenagem e carinho que estamos sensibilizados a externar e com isso estamos somando com a professora para homenagear todos aqueles que estão dedicados a esta nossa mesma função de educadores que somos.


.